Uma sala especialmente preparada para receber as mulheres empreendedoras do Guará, que abrigará o projeto Mulheres Hipercriativas da Secretaria da Mulher dentro da Administração Regional, foi inaugurada na tarde desta terça-feira, 15/6, com a presença da Secretária da Mulher, Erika Filippelli e as administradoras do Guará, Luciane Quintana e do Setor de Indústrias, Luana Machado e da modelista América Rocha, que possui ateliê de costura no Polo de Moda do Guará.
O objetivo do espaço é facilitar a aprendizagem para que as mulheres possam aprender uma nova habilidade ou aperfeiçoar as suas. São 32 oportunidades de formação para quem optar por participar do projeto. São cursos gratuitos, 100% virtuais e com certificado. Basta acessar o site do mulheres criativas para se matricular : http://mulhereshipercriativas.com/ e as aulas acontecem nas cidades que as alunas moram. Para dar espaço para a realização dos cursos, a Administração do Guará disponibilizou 3 computadores e as professoras são da Secretaria da Mulher.
Para Erika Filippelli o momento da pandemia despertou as mulheres para o empreendedorismo. “Pesquisas comprovam que a mulher demora a entrar no mercado de trabalho e fica pouco tempo devido a condição de mãe. E empreender, ter seu negócio próprio é a grande saída para estas mulheres. Queremos dar condições para que elas possam administrar o próprio negócio e, ao mesmo tempo, cuidar de suas famílias””, ressaltou a secretária da Mulher.
Na opinião de Luciane Quintana, administradora regional do Guará, a oportunidade é impar e a cidade não podia ficar de fora. ” Convidamos a modelista América Rocha, na inauguração do espaço, para representar todas as mulheres hipercriativas que temos na nossa cidade. Ela é exemplo de persistência e garra e tão bem representou nossa cidade a nível nacional e internacional. Tendo sua modelagem chegado ao tapete vermelho do Oscar, nos Estados Unidos“, entusiasmou-se Luciane.
A modelista América Rocha relatou uma parte de sua trajetória de pioneira do Polo de Moda no Guará II, quando chegou em 2002 e os percalços pelos quais passou até sua consagração no tapete vermelho. Persisti na busca do meu sonho porque não saberia fazer outra coisa. Vim do P-Sul para montar meu ateliê no Guará. E, ao lado da minha filha finquei os pés aqui e sou muito grata pela oportunidade. A profissão não é lucrativa, mas me dá imenso prazer e bons relacionamentos”, declara a modelista.
O espaço, preparado com muito carinho e esmero pela equipe da Administração do Guará, foi inaugurado ao som do saxofonista Leandro, que emocionou a todos ao tocar lindas canções. Num evento hipercriativo.