Com a chegada do Outubro Rosa e o início de mais uma fase da campanha Mamografia no SUS a partir dos 40 anos, mulheres a partir dos 40 anos e em vulnerabilidade social poderão fazer o exame de mamografia de graça entre 21 e 25 de setembro.
Os exames serão realizados na carreta da campanha “Mulheres Amigas”, que está estacionada na Rodoviária do Plano Piloto, das 8h às 18h. A campanha é uma parceria com a ONG Américas Amigas e para participar é preciso fazer um cadastro no site da instituição.
“A iniciativa surgiu para levar mamografia a locais com demanda reprimida e ao mesmo tempo oferecer outros exames complementares no mesmo atendimento”, explica Mirna Hallay, gerente-geral da ONG Américas Amigas.
A carreta ficará estacionada na plataforma F do Setor Leste, no térreo do terminal. E, para fazer o exame, além do agendamento é necessário levar documentos pessoais e, se possível, os exames de mamografia e ultrassons anteriores.
Fundada em 2009, a ONG Américas Amigas tem como objetivo reduzir as taxas de mortalidade por câncer de mama entre mulheres, por meio do diagnóstico precoce.
O objetivo da ONG vai de encontro com as campanhas do Outubro Rosa, um movimento popular internacional que busca ao longo do mês conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Com base na portaria nº 61/2015 do Ministério da Saúde, o exame preventivo no SUS está restrito a mulheres entre 50 e 69 anos. A campanha Mamografia no SUS a partir dos 40 anos pede apoio ao projeto de Decreto Legislativo nº 679/2019, que tem o objetivo de garantir a realização do exame no sistema de saúde pública para mulheres dessa faixa etária.
*Com informações do Correio Braziliense
Muito importante esse exame disponivel para as mulheres!!! Obrigada pela divulgação !!!
nunca fiz esse exame
e você tem qts anos? é importante fazer
Atitudevmaravilhosa
Desejo fazer o exame
Muito importante esse exame .
Privilégio maior seria dar certo ! Q bom q estão dando essa oportunidade.
Isso é muito importante para nós mulheres.