28.5 C
Brasília

É possível pedir pensão no término de um namoro?

Data:

Compartilhe:

Conheça o “pacto de convivência”, que fica cada vez mais comum entre casais

Hoje em dia, além de contratos de casamento, está se tornando cada vez mais comum casais fazerem também um pacto de namoro ou convivência. As relações modernas estão mudando, e práticas que antes eram normais apenas entre noivos, se tornam corriqueiras, impactando em como o Estado as vê.

“Coisas como deixar pertences na casa do namorado ou passar algumas noites lá são vistas pelo governo de maneira diferente, e podem configurar relações mais sérias do que apenas um namoro”, conta Dra. Sabrina Rui, advogada em direito tributário e imobiliário.

Quando existe uma regularidade, por exemplo, o casal ficar junto em casa todos os fins de semana, configura-se que estão morando juntos durante estes dias, e essa relação entraria como união estável.

“Mesmo que não haja casamento, o contrato é uma maneira de assegurar a separação de bens. Há casos onde o casal adota um animal de estimação em conjunto, por exemplo. Esse documento decidirá com quem o animal ficará caso se separem”, relata a advogada.

Desde algo banal, como objetos que ficam na casa do companheiro, até herança ou pensão, podem ser vinculados ao contrato, para especificar a vontade do casal.

“Existem testemunhas para esse contrato, como o porteiro que sempre vê o companheiro entrando, o padeiro que oferece o café da manhã nos fins de semana, etc., então é melhor que aconteça para dar segurança ao casal, em vez de, numa das piores hipóteses, um tente alegar que deve receber metade dos bens de seu parceiro ao se separarem”, aconselha a Dra.

O contrato é um instrumento para evitar dores de cabeças caso aconteça uma separação, por mais que possa parecer desconfortável assiná-lo durante um relacionamento. É aconselhável buscar um advogado especializado para ter a melhor orientação.

Serviço: Dra. Sabrina Marcolli Rui

Advogada em direito tributário e imobiliário

www.sr.adv.br

SR Advogados Associados

@sradvogadosassociados

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Precisamos cuidar da sujeira da nossa cidade: responsabilidade é de todos

Precisamos cuidar da sujeira da nossa cidade. Assuma sua parte e transforme o ambiente urbano com atitudes conscientes.

Segunda etapa da Copa Brasília de Drift começa nesta sexta-feira, no Guará

Competição será realizada até domingo, no estacionamento do Kartódromo do Guará, com entrada franca, mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis Guará recebe...

Neoenergia estreia nos Jogos da Juventude com ações inéditas e presença da campeã olímpica Bia Souza

Patrocinadora leva interatividade, sustentabilidade e protagonismo feminino à maior edição da história do evento em Brasília Brasília, 03 de setembro de 2025 - Pela primeira...

“Lixo no Lixo” – ação do SLU no Parque da Cidade neste sábado(6)

SLU e Parque da Cidade conscientizam frequentadores sobre descarte corretoCampanha “Lixo no Lixo” contará com voluntários para a ação no próximo sábado (6) O Serviço...

Foragido de Minas Gerais foi preso pela PMDF na praça da QI 07 no Guará I

Durante patrulhamento ostensivo e preventivo realizado pelo prefixo 4325, na Praça da QI 7, no último dia 3 /09, por volta das 18h30, com...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido