Os dias não estão nada fáceis para os usuários e trabalhadores da saúde do Distrito Federal. Após dois anos de pandemia da Covid-19, quando parecia que foi dada uma trégua com o início da imunização, a sociedade começou a relaxar e a dita voltou com força total, aliada com a dengue, que também teve disparo de casos no Distrito Federal.
A equipe de imunização da Unidade Básica de Saúde 01, localizada ao lado do Hospital do Guará, passou dias e dias de calmaria. Eu mesma me vacinei sem nenhuma fila há três semanas. O que não aconteceu neste última semana de junho, quando usuários foram em massa em busca de imunização tardia. Pelos dados registrados pela Secretaria de Saúde do DF, faltam milhares de pessoas para tomarem a segunda, terceira e quarta doses da Covid-19. Apenas a primeira dose pode ser considerada uma imunização satisfatória.

Com o avanço, também da Dengue, uma tenda foi montada na UBS 01 para atendimento à população, o que sobrecarregou ainda mais os funcionários lotados na unidade referência de imunização no DF. Fui atrás de notícias a respeito do andamento da imunização na unidade, e entrevistei a gerente Rose Antunes, via zap, pois está em repouso devido ter contraído a Covid-19. “Sabemos que a população está adoecida, mas pedimos compreensão com os profissionais de saúde que se encontram na mesma situação e esgotados, após 2 anos de pandemia. Atualmente temos afastamento de 15 funcionários que contrairam Dengue ou Covid-19. Os que estão, permanecem em um esforço sobrehumano para que os usuários possam ser acolhidos nas suas demandas. Além da imunização da Covid-19 e o da Influenza( contra a gripe), permanecemos com o atendimento cotidiano às gestantes, idosos e crianças, que não pode parar”, explica Antunes.
Tivemos acesso aos relatórios e os números demonstram a intensa atividade desta última semana. Foram aplicadas 3.000 mil doses contra a Covid-19 e 1.500 contra a Influenza, somente de segunda até esta sexta-feira na UBS01. Além de aplicados 60 testes de Covid-19 diariamente, com consulta antes e pós exame, o que dá uma média de 300 testes semanais..