26.5 C
Brasília

Libras: Fabiano quer representar a causa das pessoas com deficiência e surdas na Câmara Federal

Data:

Compartilhe:

Com lançamento da pré-candidatura à Câmara Federal, marcada para o próximo dia 13 de julho no Clube da Agepol, às 19h30, pelo Republicanos, Fabiano Guimarães da Rocha quer um lugar ao sol para defender os direitos dos surdos e pessoas com deficiência no país, até então invisíveis, antes de Michelle Bolsonaro dar visibilidade ao passar a interpretar Libras desde que seu marido, Jair Bolsonaro, subiu ao poder há quase quatro anos. Na esteira da primeira-dama, Fabiano viu sua popularidade crescer sendo intérprete da Presidência da República. E a hora, na sua opinião, é o momento certo da sua candidatura por ele representar uma categoria até então esquecida, a dos intérpretes de línguas, dos surdos, dos deficentes e das doenças raras e transtornos. “Carrego uma missão de transformar os discursos do presidente Bolsonaro mais acessíveis. E, represento uma causa nobre e relevante no país”, pontua Fabiano.

Aos 18 anos aprendeu Libras na Igreja Nova Vida de Belford Roxo do Rio de Janeiro, que frequentava desde a infância. Se formou em Letras: Português e Espanhol e fez mestrado na área de Libras. Sua ligação com a igreja não terminou e, quando mudou para Brasília, lecionou na Igreja Nova Vida do Guará, onde congrega, localizada na QE38, alternando seu trabalho na Presidência da República com a dissiminação da Libras no DF. Seus anos de atuação na área o capacitou para entender suas reais necessidades.

“A apostila que usava para estudar era bastante precária na apresentação dos sinais, mas foi ali que me apaixonei pela libras. Comecei a aprender para atuar no grupo artístico chamado Jogral, e fui me aprimorando com o tempo, mesmo sem a presença de surdos na minha denominação, tampouco havia lei e decreto federal sobre a língua. Libras não tinha status social e nem legal, porém era uma língua de fato no campo da interação entre seus falantes e nós fomos pioneiros nessa luta pelo seu reconhecimento. A partir de então ela tornou-se parte fundamental da minha vida”, revela Fabiano.

Quem o vê, constantemente ao lado de Bolsonaro, nao imagina sua luta até chegar lá. Ingressou no curso de Libras da Federação dos Surdos (FENEIS) e , posteriormente, no curso do Instituto de Surdos (INES) para se aperfeiçoar na língua de sinais e formação como intérprete profissional, respectivamente, em 1998 a 2000. Trabalhou na própria Feneis como intérprete de Libras e, em seguida, na APADA. Já foi Professor de Libras do IFRJ, professor tutor do 1º curso de letras Libras bacharelado à distância da UFSC e, em 2018, criou a faculdade de letras libras-português em uma universidade privada. Pelo seu curriculum dá para ver que ele não caiu de paraquedas em um posto de alta visibilidade nacional e até mundial.

Na vida pessoal, Fabiano não fugiu à luta. Aos 42 anos é casado há 10 com Elisângela Guimarães, intérptrete de libras, com a qual tem dois filhos. Sua vivência e luta em prol dos surdos e mudos não é de hoje.

“Sempre vivenciei as demandas e tensões sociais, familiares, as exclusões e as discriminações que os surdos sofrem no Brasil, afinal, acompanho a comunidade surda há 24 anos, portanto, conheço muito bem as dificuldades que esses brasileiros enfrentam. Tenho amizades com muitos surdos, conheço e participo da história de vida de muitos deles e os relatos são sempre sobre a dificuldade de comunicação, de acesso ao emprego e também de promoção (pois quando são contratado, as empresas só fazem para cumprir a lei de cotas, sem apostar e acreditar em suas competências e habilidades profissionais), de relatar um problema de violência familiar, tais como abusos sexuais, psicológicos, agressões e outras violências, além de terem uma educação aquém da qualidade esperada, sem acessibilidade e metodologias apropriadas às suas condições humanas e singularidade linguística. Por serem um público mais vulnerável, fazer a denúncia de crimes e queixas se torna ainda mais difícil e perigoso, para eles e os locais públicos, que deveriam estar preparados para atendê-los ainda carecem de muito de acessibilidade e atendimento humanizado, são impedidos por causa da incomunicabilidade”, relata o pré-candidato.

Ele cita a valorização da Libras pós-Bolsonaro: “Estar ao lado do presidente Bolsonaro contribuiu, na verdade, para trazer à tona essa realidade e pude perceber uma valorização da sociedade às pessoas com essa deficiência e o peso dessa responsabilidade de representar uma pauta relevante, que é a inclusão, de ter a missão de defender a causas da pessoas surdas, ou com deficiência, ou com doenças raras, agora, no campo político, sob a perspectiva dos direitos humanos, a que já me dedico há anos. Hoje temos muitas pessoas que querem aprender Libras, que respeitam essa comunidade, mas ainda há muito a ser feito por ela, e por todos os grupos supracitados, bem como as pessoas com transtornos e síndromes e também pelos os idosos. Precisamos trabalhar para desfazer a cultura da exclusão, do preconceito, da discriminação contra esses grupos”, esclarece Fabiano.

O pré-candidato cita sua principais bandeiras políticas: “Trabalhar pelo valor humano e contra a hierarquização de gente. Nossas bandeiras são Acessibilidade/Inclusão, Família, Educação, Liberdade, Empreendedorismo, Tecnologia e Desenvolvimento Social. Vamos atuar sempre colocando em mente as necessidades dos surdos, das pessoas com deficiência, com doenças raras, dos idosos e demais vulneráveis. Pelo esporte inclusivo, pela qualidade de vida, pela formação de empreendedores que tenham deficiência, fortalecer os pilares da família, defender a liberdade (religiosa também) e soberania do nosso país”, pontua.

Gratidão

Michelle despertou a curiosidade de muitos e inaugurou uma nova era no país

“À nossa primeira-dama, Michelle Bolsonaro, a quem tenho total admiração e me espelho. O casal defende a família, às instituições, é conservador, é contra as drogas, contra o aborto e contra a sexualização precoce. Tudo aquilo que tenho como pilar para mim, minhas referências políticas. A Michelle Bolsonaro é nossa guia nas pautas sociais e inclusivas. O que eles representam para o nosso Brasil é aquilo que quero defender sempre”, finaliza Fabiano.

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2
- Publicidade -publicidade
publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Cria do Guará, Andrey, com família na QE38, se destaca no futebol nacional e internacional

Quem conhece a história da QE 38 do Guará II, sabe que o clube dos Galácticos faz parte da identidade da quadra, e foi...

Plantas aquáticas não afetam a qualidade das águas do Paranoá

Por causas das chuvas intensas, espécies aquáticas se proliferam e se espalham, mas a Caesb garante que o lago continua em condições de uso...

Cursos gratuitos de copeira e assistente administrativo para mulheres estão com inscrições abertas no Distrito Federal

Aulas serão ministradas na Administração Regional do Gama, entre o dia 25 deste mês e 20 de dezembro Oportunidade gratuita de capacitação profissional para mulheres:...

A importância do Dia da Consciência Negra

Por Felipe Bayma O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é um momento de reflexão, memória e reconhecimento das contribuições fundamentais da...

4º Batalhão da PMDF recupera bens furtados em comércio do Guará II após perseguição

Em uma ação rápida e precisa, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recuperou diversos bens furtados de um comércio localizado na QE 46...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido