26.5 C
Brasília

Administração do Guará notifica para desocupação da antiga Casa de Cultura

Data:

Compartilhe:

Revisitando o passado, assim me senti ao adentrar a antiga Casa da Cultura do Guará, hoje pela manhã, em busca de conhecer quem são as mulheres que estão a ocupar o espaço desde a última sexta-feira. Ali, em um local antes palco de tantas atividades e efervescência cultural, jaz os quase escombros do que foi um ponto de encontro dos guaraenses, ávidos por diversão e arte que o local propiciava. Vocês acreditam que até um cofre existe no local, dos áureos tempos de uma boate que fervia de gente.

Cofre disfarçado de tomada, bem antigo

As 15 mulheres que ocuparam o espaço, limpararam e higienizaram todos os cômodos, vieram com o objetivo de transformar o local e casa de acolhimento de mulheres que sofrem violência doméstica. Não para morar, mas para dar um suporte para que as mesmas possam caminhar rumo a um futuro de estabilidade financeira e emocional. Por outro lado, a Casa da Cultura do Guará, embora há vários anos desocupada, é um próprio da Administração do Guará que entregou, hoje à tarde, uma notificação para a desocupação imediata do local.

Uma luta por todas as mulheres

Esta é a primeira ocupação do Movimento Olga Benário no Centro-Oeste, que já possui outras 12 casas em diversas capitais brasileiras. Coube à nossa antiga Casa da Cultura ser a escolhida para esta ocupação, por ser um local estratégico, bem perto da estação Feira do Guará e de fácil locomoção. Hoje cedo já chegavam mais meninas com mochila para adentrar a casa. Lá ,elas vendem revistas do movimento para angariar fundos para o movimento. São ocupantes jovens e cheios de certeza e sonhos.

Área da antiga biblioteca do Guará foi toda limpa e retirada dos entulhos

Nos planos pretendiam montar oficinas para a comunidade e muita informação às mulheres que por lá possam passar. Dentro das próximas horas iremos acompanhar como serão as negociações da retomada do espaço por parte do poder público e como serão as reações dos ocupantes.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Quiosque do Sinval no Edifício Consei é invadido no Guará II e meliante vai preso em flagrante pelo GTOP 24

Viatura do 4º BPM, foi acionada via COPOM, para averiguar um furto que acabará de acontecer no edifício CONSEI, localizado no Guará II, nesta...

Estuprador da área da Tasa no Guará II preso por policiais da 4ªDP no sábado

Não é à toa que a Polícia Civil do Distrito Federal tem a fama de ser a melhor do país. No Guará-DF, nesta última...

Senac Ceará leva cultura, tradição e gastronomia à Brasília na Semana da Gastronomia Regional

Evento promovido pelo Senac Nacional contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-CE Luiz Gastão, e destacou o projeto Museus Orgânicos, que celebra...

Repositor de supermercado da QE40 no Guará II é preso pela PCDF por estupro de vulnerável contra sua enteada

Segundo relatos de colegas de trabalho, que conviviam diariamente com ele, Leonardo Nascimento era muito calado, chegando até ser grosseiro quando se tentava...

Fluminense: vitória suada

Por Raimundo Ribeiro Na estréia do novo uniforme, o Fluminense recebeu o Juventude em busca de se aproximar do G4.O adversário começa com marcação alta,...

1 COMENTÁRIO

  1. É lastimável que o poder público tenha ABANDONADO por mais de 10 anos um espaço como esse. O tenha deixado sem cumprir função social, servindo de espaço para práticas indevidas.

    Quando a sociedade civil organizada decide dar vida a um espaço, com uma proposta real são classificados como invasores e baderneiros.

    Eu declaro meu total apoio ao Movimento Olga Benário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido