As inscrições para o Programa Educador Social Voluntário (ESV) de 2023 estão abertas a partir desta segunda-feira (23/1) e vão até a quinta-feira (26/1) após a publicação da Portaria nº 58, de 20 de janeiro de 2023. Os interessados devem se inscrever pelo portal Educador Social Voluntário . São 4.500 vagas para as 14 Coordenações Regionais de Ensino do Distrito Federal.
Os selecionados vão contribuir com a educação especial e com as escolas de educação em tempo integral, que atendem a educação infantil e o ensino fundamental. Para isto, vão receber R$ 40 por turno de voluntariado de atuação como ressarcimento exclusivo para alimentação e transporte.
O candidato poderá atuar, no máximo, em duas unidades ou em dois turnos na mesma escola.
Podem participar pessoas maiores de 18 anos, com escolaridade a partir do Ensino Fundamental completo, com comprovação de conclusão, conforme previsto na Portaria.
https://educadorsocialvoluntario.se.df.gov.br/bem-vindo
O candidato deverá anexar os seguintes documentos no ato da inscrição:↳ identificação oficial com foto;↳ certidões negativas criminais da Justiça Federal e da Justiça Distrital, que podem ser obtidas pelos links https://sistemas.trf1.jus.br/certidao/ e https://cnc.tjdft.jus.br/, respectivamente;↳ certidão negativa da Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do link www.tre-df.jus.br;↳ comprovante de residência;↳ comprovante de escolaridade;↳ comprovante de experiência, se for o caso;↳ termo de ciência previsto no anexo X desta Portaria. |
A seleção será feita por comissões avaliadoras, por meio de análise de currículo, nas próprias unidades escolares contempladas. A avaliação da documentação será realizada pelos Gestores das Unidades Escolares, no sistema on-line das inscrições.
Os voluntários atuam no auxílio de atividades escolares, dando apoio aos estudantes com necessidades educacionais especiais e/ou deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) no exercício das atividades diárias no que tange à alimentação, locomoção e higienização nas escolas.
Também ajudam no processo de integração e aprendizado dos estudantes e/ou indígenas não falantes de língua portuguesa, residentes no Brasil e matriculados nas unidades da rede pública de ensino do DF.
O tempo diário de voluntariado será de quatro horas. O ressarcimento será feito pela regional de ensino, com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF).
A portaria veda a atuação do ESV na escola em que seu filho esteja matriculado se a unidade for localizada na zona urbana. A proibição não se aplica aos candidatos que tenham filhos matriculados em escolas pertencentes a zona rural.
Os candidatos serão classificados por meio da pontuação obtida, seguindo o formulário de Análise Curricular dos Critérios de Seleção e Classificação, contido no anexo II, da Portaria.
A divulgação dos resultados, parcial e final, do processo seletivo serão divulgados no mural da unidade escolar e nos canais de comunicação on-line utilizados pela comunidade escolar.
Oi Zuleika! Gostaria de dizer sobre o descaso com o lixo do Condomínio Jardins de Guará. Todos os dias deixam os contêineres abertos e fica cheio de sujeira em volta. Deveriam pagar multa, pois ficamos todos vulneráveis a doenças.
Por favor, denuncie no 162.Quem deixa, o SLu ou os catadores?