Foram plantadas 70 mudas com o objetivo de criar um cinturão para preservar as nascentes dentro do Parque JK, mais conhecido como Bosque dos Eucaliptos
Por Simone Vaz
O Dia da Terra ou Dia Mundial do Planeta Terra é comemorado no dia 22 de abril em todo o mundo. A data representa a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental. Com aproximadamente 5 bilhões de anos e 6 bilhões de habitantes, o planeta Terra é nossa casa. Por esse motivo, devemos cuidar e preservar os seus recursos naturais.
Hoje, sabemos que os recursos naturais oferecidos pelo planeta Terra são finitos. Por isso, eles devem ser explorados de forma sustentável e o Dia da Terra é uma oportunidade de discutir temas ambientais e sensibilizar a população sobre a importância de conservação do planeta.
No Dia da Terra comemoramos da melhor forma, cuidando do nosso parque JK que precisa muito de nossa presença para continuar sendo preservado. Este Parque tem uma importância tremenda para os moradores do Guará; neste local já existiram lagoas e foram todos aterradas, mas o meio ambiente se regenera e volta a aflorar a água criando um olho d’água perene que acontece de tempos em tempos, está é nossa luta para o cercamento e presenção deste tesouro.
No Parque Bosque dos Eucaliptos, localizado no Guará II, tivemos a presença do Secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, e do Presidente do IBRAM, Ronêy Nemer, demonstrando o compromisso de ambos com o meio ambiente do Guará.
Ao som do berimbau, da graduada Lola, do Abadá Capoeira, rolou muita energia positiva. Tivemos Poema recitado por uma sócia da Casa da Amizade Guará. Dado da Terra com Living Peace International – Brasil.
Plantamos 70 mudas nativas do cerrado e frutíferas, entre elas Buriti, Juçara, Pequi, Pitanga, Jacarandá, Ipê Rosa, Ipê Branco, Ipê Amarelo, Ingá e Aroeira Pimenteira. Com união e determinação conseguimos alcançar nosso objetivo.
Plantio Consciente com Hidrogel. De modo geral, os benefícios do uso do gel para plantio são: Redução na frequência de regas; Diminuição no consumo de água; Contenção nos gastos com irrigação. Aplicando Fertilizante a base de Cálcio e Magnésio, faz com que esse elemento atue como protetor, fornecendo condições para que o plantio tenha maior resistência a estresses bióticos (pragas e doenças) e abióticos (déficit hídrico, salinidade e estresse térmico).
Silício no controle de pragas e doenças
Ao ser absorvido, o silício é depositado na epiderme das folhas e nos colmos, que ficam mais espessos. O acúmulo desse elemento nas células epidérmicas funciona como uma barreira física que dificulta o ataque de insetos e o desenvolvimento de pragas.
A cada ano que passa vamos aprimorando e aperfeiçoando nossos plantios, com mais qualidade e eficácia. A preservação do meio ambiente é uma luta constante!
Vamos preservar o que temos de mais importante: o Nosso Planeta Terra.
Juntos somos mais fortes.
@casadaamizadedoguaradf @adm.guara @mccarmin1250 @lola_ligiavanessa @miriancleffes @giula.cabral @blogdazuleika @alcir2848 @tempodeplantarguara @brasilia_ambiental @semagovdf @livingpeacebrasil @lianemfcosta @rotary.guaraaguasclaras @lionslatinoamericaambiente @lionsclubs @lionsgovernadoralmir
*Simone Vaz é educadora ambiental, responsável pelo Tempo de Plantar Guará e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente do Guará.