26.5 C
Brasília

Catadores de recicláveis se reúnem com a Sema para viabilizar o projeto Recicla-DF

Data:

Compartilhe:

O Certificado de Crédito de Reciclagem RECICLA-DF garante que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos ou embalagens em geral que estão sujeitos à logística reversa possam investir em projetos estruturantes de recuperação de materiais recicláveis e possam comprovar o cumprimento da logística reversa.

O Secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (SEMA), Gutemberg Gomes, recebeu na quarta-feira, (30), a Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF), Central das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis do DF (CENTCOOP), Central de Cooperativas Candanga e a Rede Alternativa, para reunião de mobilização em favor do Decreto que define as diretrizes para a implementação, a estruturação e a operacionalização do sistema de Logística Reversa de embalagens em geral e institui o Certificado de Crédito de Reciclagem, o RECICLA-DF.

De acordo com o Subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos da SEMA, Glauco Amorim, a SEMA tem buscado a construção da política pública ambiental dialogando com as organizações da sociedade civil organizada, “nesse sentido recebemos nessa semana as Cooperativas de Catadores e a Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF) para receber contribuições e mobilização para Decreto que define as diretrizes para implementar o sistema de Logística Reversa de embalagens em geral e institui o Certificado de Crédito de Reciclagem – RECICLA-DF,”observou Amorim.

O Decreto de Logística Reversa faz parte de um pacote de ações que serão assinadas pelo Governador Ibaneis Rocha, no próximo dia 7 de junho, no salão branco do Palácio do Buriti.

O que muda com o Decreto RECICLA DF?

Segundo o secretário de Meio Ambiente, “o Governo do Distrito Federal (GDF) passará a integrar o sistema que comprova a restituição das embalagens em geral ao ciclo produtivo, atendendo o disposto nas Políticas Nacional e Distrital de Resíduos Sólidos,” destacou Gutemberg Gomes.

Os catadores das cooperativas e recicladores passarão a ser remunerados pelo sistema de logística reversa por meio da comprovação das notas fiscais, que serão aceitas para a emissão do RECICLA-DF e para a comprovação do retorno dos materiais recicláveis ao ciclo produtivo para transformação em insumos ou em novos produtos e embalagens.

O que significa?

Com essas ações, a SEMA visa garantir que as gerações futuras tenham acesso aos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável do DF.

Nesse contexto, são beneficiados: catadoras e catadores individuais, Cooperativas/Associações de catadores do Distrito Federal, empresas recicladoras atuantes no Distrito Federal, entidades gestora da logística reversa de embalagens (representam o setor produtivo) e fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos ou embalagens sujeitos à logística reversa.

*Com informações da Sema-DF

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Quiosque do Sinval no Edifício Consei é invadido no Guará II e meliante vai preso em flagrante pelo 4º BPM

Viatura do 4º BPM, foi acionada via COPOM, para averiguar um furto que acabará de acontecer no edifício CONSEI, localizado no Guará II, nesta...

Estuprador da área da Tasa no Guará II preso por policiais da 4ªDP no sábado

Não é à toa que a Polícia Civil do Distrito Federal tem a fama de ser a melhor do país. No Guará-DF, nesta última...

Senac Ceará leva cultura, tradição e gastronomia à Brasília na Semana da Gastronomia Regional

Evento promovido pelo Senac Nacional contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-CE Luiz Gastão, e destacou o projeto Museus Orgânicos, que celebra...

Repositor de supermercado da QE40 no Guará II é preso pela PCDF por estupro de vulnerável contra sua enteada

Segundo relatos de colegas de trabalho, que conviviam diariamente com ele, Leonardo Nascimento era muito calado, chegando até ser grosseiro quando se tentava...

Fluminense: vitória suada

Por Raimundo Ribeiro Na estréia do novo uniforme, o Fluminense recebeu o Juventude em busca de se aproximar do G4.O adversário começa com marcação alta,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido