22.5 C
Brasília

Sarau poético e musical em defesa da vida das mulheres

Data:

Compartilhe:

A Poeta Nilva Souza, juntamente com o Coletivo Celeiro Literário Brasiliense organiza mais um grande Sarau poético e musical em Defesa da vida de Mulheres no Colabora Café na 507 Sul

Você tem acompanhado os noticiários? Sabia que no DF em 2023 já perdemos 20 mulheres para o feminicídio? Isso mesmo, 20 mulheres mortas por serem mulheres, crime de gênero. E na sua cidade como então esses números?
Um verdadeiro massacre de mulheres este ano no DF.

Um verdadeiro massacre contra as mulheres do DF

Este ano aumentou, pois tivemos mais filhos órfãos por conta dessa brutalidade que ceifa vida de mulheres e deixam filhos sem o abraço, sem a presença e com traumas e perdas emocionais irreparáveis. Na maioria dos casos os filhos e filhas presenciam a mãe ser morta de forma avassaladora, e essa, é uma dor inenarrável.

Por aqui temos trabalhado desde 2019 por meio da poesia para alertar sobre a importância do olhar mais cuidadoso para o tema.

Realizamos o Sarau com participação de vários poetas brasilienses que escrevem, recitam e apoiam a causa, por meio de sua poética:
Custódia Wolney, Nara Fontes, Marli Fróes, Noélia Ribeiro, Meire Fernandes, Ana Rossi, Nilva Souza, Flora Benittez, Jorge Amancio, José Sóter, André Giusti, José Brito, José Carlos Vieira, Hamilton Zen, Domício Chaves, Regina Silva, Marina Mara, Onã Silva, Nádma Nascimento, Basilina Pereira, Luh Veiga, Sandra Silva, Agnaldo Tadeu, Ismar Lemes, Márcia Amaral, Negro Vatto, Didi, Puetro Costa, Mauro Rocha, Siddha Abraxas, Vanderlei Costa, Luciana Barreto, Alexandre Fonseca, Agostinho Jales, Amelinha Cris Araripe, Marcos Fabrício, Alexandre Fonseca, Clara Rosa, Anderson Monteiro, Edimar Silva, Edmar Gonçalves, Dalvina Montenegro, Jussara Resende, Maria Maia, Paulo Roberto, Adyla Maciel, Isa Corgozinho, Newton Lima, Geraldo Ramiere, João pacífico, Angélica Torres, Malu Verdi, Paula Passos, na música Janete Góes, Márcia Tauil, Felippe Rodrigues entre outros.

No nosso Coletivo, Celeiro Literário Brasiliense, ministramos oficinas de poesia em escolas públicas que dialogam sobre o respeito e relacionamentos saudáveis. Os poemas construídas a partir desses momentos se tornam livros que ficam nas bibliotecas e em arquivo PDF, disponibilizado gratuitamente, nas plataformas digitais e para distribuição entre os alunos, finalizamos a oficina com um sarau de leitura pelos próprios alunos dos poemas criados.

Levamos o sarau para repensarmos a sociedade que ainda olha para a mulher como menor, como quem merece a agressão que sofreu porque a roupa que usava era provocante, ou, porque esteve envolvida com outra pessoa. O olhar é que precisa mudar, esse olhar machista, discriminatório e cruel.

Em muitos casos, a dependência financeira ainda aprisiona mulheres, que acabam se mantendo naquele relacionamento abusivo, no ciclo de maus-tratos, porque não têm uma renda. O feminicídio é o estágio final desse ciclo de dependência até emocional. É preciso políticas públicas de formação profissional gratuita para mulheres e oportunidade de trabalho. Dessa forma não precisarão retornar ao ambiente de agressão.

Mulher não é propriedade de ninguém.
Mulher tem direito a uma vida livre e independente.

Venha para nosso Sarau em defesa da vida de mulheres no espaço Colabora Café, gentilmente cedido pela gestora do local (Bruna), que desde já agradecemos a gentileza.
Nilva Souza (poeta)

Ação Sarau Poético Musical #Nãoaofeminicídio
Data 21/07/2023
Horário a partir das 17 horas
Local: Colabora Café 507 Sul Bsb, DF
Organização: Nilva Souza e Coletivo Celeiro Literário Brasiliense.
Entrada gratuita.

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2
- Publicidade -publicidade
publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Cria do Guará, Andrey, com família na QE38, se destaca no futebol nacional e internacional

Quem conhece a história da QE 38 do Guará II, sabe que o clube dos Galácticos faz parte da identidade da quadra, e foi...

Plantas aquáticas não afetam a qualidade das águas do Paranoá

Por causas das chuvas intensas, espécies aquáticas se proliferam e se espalham, mas a Caesb garante que o lago continua em condições de uso...

Cursos gratuitos de copeira e assistente administrativo para mulheres estão com inscrições abertas no Distrito Federal

Aulas serão ministradas na Administração Regional do Gama, entre o dia 25 deste mês e 20 de dezembro Oportunidade gratuita de capacitação profissional para mulheres:...

A importância do Dia da Consciência Negra

Por Felipe Bayma O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é um momento de reflexão, memória e reconhecimento das contribuições fundamentais da...

4º Batalhão da PMDF recupera bens furtados em comércio do Guará II após perseguição

Em uma ação rápida e precisa, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recuperou diversos bens furtados de um comércio localizado na QE 46...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido