A circulação do projeto, que iniciou em fevereiro, continua em itinerância pelo DF, passando por São Sebastião, Sol Nascente, Estrutural e Paranoá, com apresentações do espetáculo Pedaços de Maria e Vivências Mulheres em Roda
O “As Desempregadas” é uma iniciativa de mulheres, artistas, mães, realizadoras e empreendedoras que atuam no DF há 10 anos. A partir de projetos culturais no campo da Arte, Educação e Formação, “As Desempregadas” propõe a partilha de experiências e de vivências entre mulheres diversas. As ações desenvolvidas incentivam o protagonismo, a fruição e a criação artística, a independência financeira, a autonomia sobre os próprios corpos, saberes e potencialidades. Seguindo sua missão, surge o projeto Circuito das Desempregadas que desde fevereiro, e continuando em março, está oferecendo ações itinerantes em espaços de acolhimento de mulheres em diversas cidades do DF: oficinas vivenciais de autoconhecimento “Mulheres em Roda” e apresentações do espetáculo cênico-feminista “Pedaços de Maria”, ministradas e apresentadas por Maria Tavares, idealizadora do Projeto. No total, serão 8 apresentações do espetáculo Pedaços de Maria, e 4 Vivências Mulheres em Roda em 5 cidades do DF (Sobradinho, São Sebastião, Sol Nascente, Estrutural e Paranoá), em 8 locais, entre associações, beneficentes, espaços culturais, escolas e centros de atendimento públicos. Todas as ações são gratuitas.
Circuito das Desempregadas
O objetivo do Projeto é afetar, por meio da Arte e da Educação, as tantas “Marias” que habitam esse território, mulheres de diferentes faixas etárias em situação socioeconômica desfavorável, resgatando e valorizando suas histórias e memórias, estimulando o seu protagonismo e criando uma rede afetiva de cumplicidade e respeito, onde a criatividade e a auto descoberta dão espaço para as possibilidades de expansão. Histórias que se espelham e se engrandecem a partir do mergulho em si e da troca com a outra. Onde a potência de uma contribui com o desenvolvimento da outra? Que estímulos são despertados nessa Roda? Vozes que são ouvidas, corpos que aprendem a se expressar com consciência, sonhos que vão sendo resgatados, sonhados e que abrem espaço para possíveis realizações.
PROGRAMAÇÃO:
CEDEP
Oficina – 11, 13 e 15 de março – 14h às 18h
Apresentação – 15 de março – 18h – aberta ao público
Endereço: Q 9 Conjunto D e, 9 – Paranoá, Brasília – DF
Centro Olímpico de São Sebastião
Apresentação: 14 de março às 18:30 – aberta ao público
Apresentação com libras
Endereço: Q 2 – São Sebastião, Brasília – DF, 71692-300
Associação Mães Guerreiras de Cidade Estrutural
Apresentação: 16 de março – 14:00
Endereço: Rua da paz lote 13 Santa Luzia, EPCL, Brasília – DF, 71300-000