*Por Paulo Santos
Com o apoio e participação de todos os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e da comunidade civil, alunos e entidades civis, as ruas da avenida Contorno e da QE 38 foram tomadas pela cor laranja.
Em 2022, foi promulgada a Lei n° 14 .432, que Instituiu a campanha Maio Laranja, a ser realizada no mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Esse movimento histórico de luta pela proteção infantojuvenil se deu após a morte da menina brasileira Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de apenas oito anos de idade, em Vitória/ES, em 18 de maio de 1973.
Araceli foi sequestrada, mantida em cárcere privado, foi torturada, violentada sexual e assassinada. Para tentar ocultar esse crime tão cruel os seus algozes ainda desfiguraram o seu corpo com ácido.
Os supostos autores desse crime tão bárbaro foram identificados e indiciados, porém não foram responsabilizados até os dias de hoje.
Por uma pressão popular de mais de 80 entidades sociais e buscando a proteção desses cidadãos em formação, foi sancionada a Lei n° 9.970/2000, que instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Nesse período nasce a campanha Faça Bonito, que tem como símbolo uma flor, que representa a fragilidade e os desenhos da primeiras infância.
Os órgãos que compõem a Rede Social do Guará estavam presentes para reforçar a necessidade da participação da população na defesa e na proteção das crianças e adolescentes do Guará.
Aproximadamente 200 estudantes de várias escolas vinculadas à Coordenação Regional de Ensino do Guará, os Conselhos Tutelares do Guará e do SIA, CREAS, CRAS, UBS, SEJUS, MPDFT, OAB/DF Subseção do Guará, PM/DF, Bombeiros Militares, institutos sociais (IDE e IERB), APAE, SES, PAV, entre outros marcaram presença.
A Coordenadora Regional de Ensino do Guará – professora Karine, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Subseção do Guará da OAB/DF – Dr. Paulo Santos, os Coordenadores dos Conselhos Tutelares do Guará e SIA – Madalena e Hugo respectivamente, a deputada Distrital Dayse Amarilio e a blogueira Zuleika falaram sobre a importância desse ato alusivo ao dia 18 de maio.
O evento também contou com a presença do assessor do Senador Izalci Lucas, Marco Aurélio Lima, que todos os anos disponibiliza o carro de som para acompanhar e anunciar a caminhada.
*Advogado, funcionário da Secretaria de Educação do DF e ex-conselheiro Tutelar do Guará