26.5 C
Brasília

A tradicional Caminhada de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Guará ocorreu na sexta-feira

Data:

Compartilhe:

*Por Paulo Santos

Com o apoio e participação de todos os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e da comunidade civil, alunos e entidades civis, as ruas da avenida Contorno e da QE 38 foram tomadas pela cor laranja.
Em 2022, foi promulgada a Lei n° 14 .432, que Instituiu a campanha Maio Laranja, a ser realizada no mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Esse movimento histórico de luta pela proteção infantojuvenil se deu após a morte da menina brasileira Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de apenas oito anos de idade, em Vitória/ES, em 18 de maio de 1973.

A caminhada saiu do Batalhão do CBMDF, no Guará II até a UBS 03, na QE38


Araceli foi sequestrada, mantida em cárcere privado, foi torturada, violentada sexual e assassinada. Para tentar ocultar esse crime tão cruel os seus algozes ainda desfiguraram o seu corpo com ácido.
Os supostos autores desse crime tão bárbaro foram identificados e indiciados, porém não foram responsabilizados até os dias de hoje.
Por uma pressão popular de mais de 80 entidades sociais e buscando a proteção desses cidadãos em formação, foi sancionada a Lei n° 9.970/2000, que instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Com o lema,” Lembrar é combater e esquecer é permitir”, rede social unida


Nesse período nasce a campanha Faça Bonito, que tem como símbolo uma flor, que representa a fragilidade e os desenhos da primeiras infância.
Os órgãos que compõem a Rede Social do Guará estavam presentes para reforçar a necessidade da participação da população na defesa e na proteção das crianças e adolescentes do Guará.
Aproximadamente 200 estudantes de várias escolas vinculadas à Coordenação Regional de Ensino do Guará, os Conselhos Tutelares do Guará e do SIA, CREAS, CRAS, UBS, SEJUS, MPDFT, OAB/DF Subseção do Guará, PM/DF, Bombeiros Militares, institutos sociais (IDE e IERB), APAE, SES, PAV, entre outros marcaram presença.


A Coordenadora Regional de Ensino do Guará – professora Karine, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Subseção do Guará da OAB/DF – Dr. Paulo Santos, os Coordenadores dos Conselhos Tutelares do Guará e SIA – Madalena e Hugo respectivamente, a deputada Distrital Dayse Amarilio e a blogueira Zuleika falaram sobre a importância desse ato alusivo ao dia 18 de maio.
O evento também contou com a presença do assessor do Senador Izalci Lucas, Marco Aurélio Lima, que todos os anos disponibiliza o carro de som para acompanhar e anunciar a caminhada.

Profissionais e mães que lutam por um futuro sem violência

*Advogado, funcionário da Secretaria de Educação do DF e ex-conselheiro Tutelar do Guará

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2
- Publicidade -publicidade
publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Cria do Guará, Andrey, com família na QE38, se destaca no futebol nacional e internacional

Quem conhece a história da QE 38 do Guará II, sabe que o clube dos Galácticos faz parte da identidade da quadra, e foi...

Plantas aquáticas não afetam a qualidade das águas do Paranoá

Por causas das chuvas intensas, espécies aquáticas se proliferam e se espalham, mas a Caesb garante que o lago continua em condições de uso...

Cursos gratuitos de copeira e assistente administrativo para mulheres estão com inscrições abertas no Distrito Federal

Aulas serão ministradas na Administração Regional do Gama, entre o dia 25 deste mês e 20 de dezembro Oportunidade gratuita de capacitação profissional para mulheres:...

A importância do Dia da Consciência Negra

Por Felipe Bayma O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é um momento de reflexão, memória e reconhecimento das contribuições fundamentais da...

4º Batalhão da PMDF recupera bens furtados em comércio do Guará II após perseguição

Em uma ação rápida e precisa, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recuperou diversos bens furtados de um comércio localizado na QE 46...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido