12.5 C
Brasília

A tradicional Caminhada de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Guará ocorreu na sexta-feira

Data:

Compartilhe:

*Por Paulo Santos

Com o apoio e participação de todos os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e da comunidade civil, alunos e entidades civis, as ruas da avenida Contorno e da QE 38 foram tomadas pela cor laranja.
Em 2022, foi promulgada a Lei n° 14 .432, que Instituiu a campanha Maio Laranja, a ser realizada no mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Esse movimento histórico de luta pela proteção infantojuvenil se deu após a morte da menina brasileira Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de apenas oito anos de idade, em Vitória/ES, em 18 de maio de 1973.

A caminhada saiu do Batalhão do CBMDF, no Guará II até a UBS 03, na QE38


Araceli foi sequestrada, mantida em cárcere privado, foi torturada, violentada sexual e assassinada. Para tentar ocultar esse crime tão cruel os seus algozes ainda desfiguraram o seu corpo com ácido.
Os supostos autores desse crime tão bárbaro foram identificados e indiciados, porém não foram responsabilizados até os dias de hoje.
Por uma pressão popular de mais de 80 entidades sociais e buscando a proteção desses cidadãos em formação, foi sancionada a Lei n° 9.970/2000, que instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Com o lema,” Lembrar é combater e esquecer é permitir”, rede social unida


Nesse período nasce a campanha Faça Bonito, que tem como símbolo uma flor, que representa a fragilidade e os desenhos da primeiras infância.
Os órgãos que compõem a Rede Social do Guará estavam presentes para reforçar a necessidade da participação da população na defesa e na proteção das crianças e adolescentes do Guará.
Aproximadamente 200 estudantes de várias escolas vinculadas à Coordenação Regional de Ensino do Guará, os Conselhos Tutelares do Guará e do SIA, CREAS, CRAS, UBS, SEJUS, MPDFT, OAB/DF Subseção do Guará, PM/DF, Bombeiros Militares, institutos sociais (IDE e IERB), APAE, SES, PAV, entre outros marcaram presença.


A Coordenadora Regional de Ensino do Guará – professora Karine, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Subseção do Guará da OAB/DF – Dr. Paulo Santos, os Coordenadores dos Conselhos Tutelares do Guará e SIA – Madalena e Hugo respectivamente, a deputada Distrital Dayse Amarilio e a blogueira Zuleika falaram sobre a importância desse ato alusivo ao dia 18 de maio.
O evento também contou com a presença do assessor do Senador Izalci Lucas, Marco Aurélio Lima, que todos os anos disponibiliza o carro de som para acompanhar e anunciar a caminhada.

Profissionais e mães que lutam por um futuro sem violência

*Advogado, funcionário da Secretaria de Educação do DF e ex-conselheiro Tutelar do Guará

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

Entenda o golpe do Pix errado e saiba como não ser enganado

Criminosos alegam transferência por engano e pedem devolução À medida que o Pix vai sendo cada vez mais utilizado para pagamento e transferência de dinheiro,...

Proteção legal para animais vítimas de maus-tratos no Distrito Federal

Publicado no DODF desta sexta-feira (19), texto proíbe o tratamento dos bichos como objetos e garante tutela jurisdicional em caso de violação de direitos O...

Park Sul tem seu templo regularizado por meio do Programa Igreja Legal

Governador Ibaneis Rocha entregou, na sexta-feira (19), à Mitra Arquidiocesana de Brasília o Contrato de Concessão de Uso Oneroso com Opção de Compra da...

Detran-DF realizará leilão de veículos nos dias 29, 30 e 31

Serão 873 veículos, sendo 388 destinados à circulação e 485 classificados como sucata O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoverá nos dias 29,...

Experiência HackaCity Guará 2024 com atividades para impulsionar o futuro da tecnologia na Escola Técnica

Prepare-se para uma experiência única e transformadora nos dias 20 e 21 de julho, a partir das 9h, no Guará. O evento HackaCity promete...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido