Estudantes e ativistas quilombolas se reúnem em Brasília para cobrar educação de qualidade

Data:

Compartilhe:

A Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas, projeto do Coletivo de Educação da Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), realiza encontro presencial em Brasília. O evento tem início nesta terça-feira (20). A abertura acontece às 9h no auditório do Ministério da Educação (MEC). A programação vai até quinta-feira (22).

O encontro reúne, pela primeira vez, estudantes ativistas por educação quilombolas de todas as regiões e biomas do Brasil. Também participam do encontro as professoras e professores e toda a equipe que coordena o projeto apoiado pelo Fundo Malala. O objetivo da atividade presencial é celebrar a conclusão da primeira turma da Escola Nacional e o sucesso da iniciativa inovadora que fortaleceu e engajou famílias na luta por educação de qualidade para quilombolas em todo o Brasil.

Tão jovens e já na luta por igualdade de direitos. Meninas, vocês são feras

Integrantes do Coletivo de Educação da CONAQ, organizações filantrópicas, lideranças quilombolas, griôs de vários estados, representantes de governo federal e da sociedade civil, movimentos sociais, entre outras pessoas convidadas como pesquisadores, ativistas, militantes antirracistas e referências na luta por direitos das populações quilombolas também participam do evento.
O encontro de meninas quilombolas contará com mesas de debates, audiência pública, rodas de conversas e diálogos entre quilombolas, seus saberes e experiências, além de conversas com órgãos do governo, parlamento, sistema de justiça e outras organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

As estudantes terão voz para apresentarem o projeto e contarem suas experiências com a Educação Quilombola dentro dos seus territórios. Na oportunidade, também falarão sobre o futuro que querem para a educação quilombola e das iniciativas que já lideraram em suas comunidades que trouxeram resultados significativos para suas escolas.

Nos últimos dois anos, as meninas da Escola protagonizaram várias atividades de advocacy e tiveram a oportunidade de participar de painéis, debates e encontros de formação sobre fortalecimento do ativismo de mulheres negras e educação quilombola.

Fontes:

Entre as lideranças quilombolas confirmadas está Givânia Maria da Silva. Co-fundadora da CONAQ, Givânia é doutora em sociologia, professora recém aposentada, pesquisadora, ativista por educação de qualidade para estudantes quilombolas e há uma semana foi empossada como membra do Conselho Nacional de Educação (CNE), onde vai compor a Câmara de Educação Básica pelos próximos 4 anos.

Confira a programação do evento no arquivo em anexo

Durante o evento as meninas lançarão livretos – em versão virtual e física – que contam parte de suas vivências, modo de vida, da alegria e das dificuldades de ser estudante quilombola.

spot_imgspot_img
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Militares do 4º BPM cumprem mandado de prisão por estupro de vulnerável nas imediações do Park Sul

Durante patrulhamento ostensivo e preventivo na região do antigo Setor SOF Sul, hoje denominado de Park Sul, a equipe policial militar da viatura...

Ladrões assaltam pedestres na EPIA, fogem em ônibus e são presos em flagrante por militares do 4º BPM

Na noite desta terça-feira (23), a Polícia Militar do Distrito Federal, por meio das equipes de GTOP 24 (Alpha e Bravo) do 4º BPM,...

Coletânea Artística do Guará será lançada em julho com sarau literário e exposição de artes visuais

Iniciativa integra a 2ª edição do Festival do Guará e promove um dos maiores registros da produção cultural da cidade 143 escritores, 15 artistas visuais...

CEB IPes e PMDF firmam cooperação para reforçar combate ao furto de cabos no Distrito Federal

Acordo prevê compartilhamento de informações, uso de tecnologias de monitoramento e atuação integrada para proteger a infraestrutura de iluminação pública A CEB IPes e a...

Foragido da justiça que aterrorizava moradores da QE40 no Guará II foi preso pelo GTO24 no fim de semana

Durante patrulhamento tático realizado pela equipe do GTOP 24 na região conhecida como Beco do Arerê, local conhecido pela intensa mercancia ilícita de entorpecentes,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui