25.5 C
Brasília

Dia Mundial da Alimentação: produtos ultraprocessados ainda prevalecem na mesa do brasileiro

Data:

Compartilhe:

Benefícios como o vale-refeição e o vale-alimentação podem ajudar a reverter esse cenário

No dia 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, data que reforça a urgência de discutir a segurança alimentar no Brasil e no mundo. Segundo um levantamento realizado pela VR, plataforma de serviços para trabalhadores e empregadores, usando como base mais de 300 mil notas fiscais de usuários do SuperApp VR, produtos ultraprocessados representaram 22% das compras dos brasileiros e têm se sobressaído na dieta nacional. Entre os alimentos mais adquiridos estão bebidas açucaradas, salgadinhos, carnes processadas e refeições prontas.

Embora os produtos industrializados realmente dominem o leque de escolhas dos usuários de benefícios, dados do setor indicam que os próprios cartões de refeição e até de alimentação podem contribuir para que o trabalhador busque opções mais nutritivas em seu dia a dia. De acordo com a Associação Brasileira de Alimentação e Trabalho (ABBT), os trabalhadores favorecidos pelo Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT) por meio do VR, consomem 43% mais feijão, arroz, salada e 33% mais carne, quando comparado com aqueles que não possuem esse benefício. Esses dados reforçam o PAT como um relevante programa social voltado para a saúde do brasileiro, incentivando as pessoas a comerem melhor.

Na pesquisa VR/Instituto Locomotiva deste ano, apontou que 61% dos trabalhadores costumam preparar sua própria comida ou levar marmita ao trabalho. Preparar e consumir refeições frescas e feitas em casa justamente proporcionam uma maior consciência sobre a alimentação, além de reduzir a dependência de produtos processados e ultraprocessados. “Acompanhar o comportamento de consumo dos beneficiários nos permite pensar em estratégias baseadas em dados para ajudá-los a ter refeições mais nutritivas”, afirma Cassio Carvalho, diretor-executivo da VR, plataforma de serviços para trabalhadores e empregadores.

O executivo destaca ainda que a segurança alimentar se sustenta em três pilares principais: a disponibilidade de alimentos, o acesso das pessoas a eles e o consumo adequado do ponto de vista nutricional. Nossos dados e os do setor de benefícios mostram que o VR abre mais possibilidades de alimentação saudável ao trabalhador.

Governo Federal investe em boa alimentação:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quarta-feira, 16 de outubro, no Palácio do Planalto, de cerimônia de assinatura do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar “Alimento no Prato” (Planaab) e do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). O evento é relacionado ao Dia Mundial da Alimentação. Ambos os planos impactam na produção sustentável e distribuição de alimentos mais saudáveis à população, especialmente para as pessoas que mais precisam.
 

Com 29 iniciativas e 92 ações estratégicas, o Plannab, batizado de Alimento no Prato, por exemplo, é inédito no Brasil. Entre suas medidas, está a ampliação de sacolões populares e centrais de abastecimento por todo o país. De início, serão implantadas novas seis centrais de abastecimento na Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo (duas). Ao facilitar o acesso a alimentos saudáveis e frescos, o Alimento no Prato beneficia produtores e consumidores.
 

ARROZ DA GENTE – O Alimento no Prato traz, ainda, o Programa Arroz da Gente, que será anunciado na cerimônia. O objetivo é estimular a produção e a formação de estoque do grão. Os pequenos e médios produtores que quiserem produzir arroz poderão assinar contratos de opção com o governo, que garantirá a compra da produção com preço já estabelecido. Serão investidos cerca de R$ 1 bilhão nesta iniciativa para a compra de até 500 mil toneladas de arroz.
 

PLANAPO – O Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), por sua vez, vai reunir ações para fortalecer as cadeias produtivas de produtos orgânicos e agroecológicos. Além disso, o Planapo, construído com ampla participação da sociedade civil, prevê iniciativas voltadas para pesquisa e inovação, incentivo às compras públicas e inclusão de mulheres, jovens, indígenas e quilombolas na agricultura familiar. Essas entregas reforçam a iniciativa do país em priorizar a segurança alimentar. Na presidência do G20, o Brasil propôs ao grupo a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
 

CARACTERÍSTICAS – O Planapo reúne ações de incentivos financeiros e de apoio para a transição agroecológica, para a sustentabilidade e a conservação ambiental, além de políticas específicas de fortalecimento das cadeias produtivas de produtos orgânicos e agroecológicos, iniciativas voltadas para pesquisa e inovação, incentivo às compras públicas e inclusão de mulheres, jovens, indígenas e quilombolas na agricultura familiar.
 

CONJUNTO DE MEDIDAS – Os novos planos vão se somar a um conjunto de medidas que, desde 2023, têm desempenhado um papel crucial na redução da insegurança alimentar no Brasil novamente, como o Plano Brasil Sem Fome, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), as Cozinhas Solidárias e o Programa Cisternas. Os caminhos são diversos e a meta é uma só: tirar o Brasil do Mapa da Fome, definitivamente.
 

SOBERANIA ALIMENTAR – Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o Planapo reafirma o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento sustentável e inclusivo no campo. “A Agricultura Familiar é a grande responsável pela produção de alimentos saudáveis e adequados, que garantem a segurança e a soberania alimentar e nutricional da nossa população. Com o Planapo, vamos conseguir ofertar alimentos ainda mais saudáveis para o consumo e também ajudar na adaptação e na mitigação dos impactos das mudanças climáticas”, explica o ministro. “É mais qualidade de vida para a população do campo e mais alimento saudável no prato de todos os brasileiros e brasileiras”, conclui Paulo Teixeira.

*Com informações da Secom Presidência

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Mentalidade Empresarial: os maiores desafios para médios e grandes empresários

Por Stephanny Meireles O conceito de mentalidade empresarial tem ganhado cada vez mais relevância no mundo dos negócios. Isso porque, em tempos de mudanças rápidas...

RenovaDF oferece 2.500 vagas para cursos de qualificação profissional

Programa está com inscrições abertas a partir desta sexta (4), até o dia 14 de abril As inscrições para 2.500 vagas do programa RenovaDF –...

Adolescente é atropelada na faixa de pedestres da Estação Guará do Metrô

Era uma noite como tantas outras para a jovem Priscila de 16 anos. Tinha pressa para chegar em casa, pois tinha compromissos inadiáveis. Desceu...

Poder em Movimento: iniciativa leva saúde, bem-estar e qualificação às mulheres do Guará gratuitamente

Entre os dias 7 e 17 de abril, o Guará vai receber o projeto “Poder em Movimento”, uma ação promovida pelo Instituto Tecnológico e...

Creche Guerreiros da Alegria comemora a chegada do saneamento na Santa Luzia, bairro da Estrutural

Contrato assinado pelo governador Ibaneis Rocha pelo Novo Pac garante recursos para abastecimento de água, esgoto e infraestrutura no bairro da Estrutural, além da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido