Coordenada pela administração regional, mobilização vai realizar Dia D para ações de conscientização da comunidade guaraense em 18 de novembro
Diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) estiveram reunidos na Administração Regional do Guará, na tarde desta sexta-feira (25), para uma reunião que traçou as estratégias de combate à dengue na cidade nas próximas semanas. O principal encaminhamento foi a realização do “Dia D de Combate ao Aedes aegypti”, marcado para 18 de novembro, na QE 38 e região.
O encontro foi conduzido pelo administrador regional do Guará, Artur Nogueira, e contou com a presença da chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental do Guará, Herica Marques, do tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Vicente Parente, e do delegado-chefe adjunto da 4ª Delegacia de Polícia Civil, Filipe Campos. Representantes das áreas técnicas da Novacap, secretarias de Educação, Saúde, DF Legal e Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também participaram das tratativas.
Ações conjuntas para a conscientização da população e o trabalho integrado para o reforço na limpeza da cidade foram outros assuntos discutidos entre os órgãos do GDF. Líderes comunitários presentes na reunião ajudaram a mapear as áreas mais críticas em relação ao descarte irregular de lixo no Guará.
“A prevenção é a melhor arma contra a dengue. Temos intensificado as ações nas últimas semanas para a limpeza de áreas verdes, becos e outros locais públicos que podem ser focos do mosquito Aedes aegypti. Porém, a conscientização da população também é fundamental. Afinal, a luta contra à dengue deve ser uma missão de todos”, destaca o administrador regional do Guará, Artur Nogueira.
A chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental do Guará, Herica Marques, orienta que os moradores verifiquem o interior de suas residências. “É importante checar as caixas d’água e calhas do telhado, eliminar garrafas e tudo o que possa acumular água. Os cuidados devem ser frequentes, de preferência semanalmente. Temos passado nas casas, orientado os moradores, mas esse apoio da comunidade é fundamental. Juntos somos mais fortes”, ressalta a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental do Guará.
“O Corpo de Bombeiros Militar atua de forma integrada com as ações de vigilância ambiental no Distrito Federal, apoiando ativamente a luta contra o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A instituição mantém uma equipe permanente de militares especialmente treinados para realizar inspeções em residências, com o objetivo de identificar e eliminar focos do mosquito”, reforça o comandante do Grupamento de Proteção Civil do CBMDF, tenente-coronel Vicente Parente.
*Com informações da Adm Regional do Guará