Guará: população é envolvida na tomada de decisões na segurança pública das regiões administrativas

Data:

Compartilhe:

A Conferência Distrital de Segurança Pública (Confedisp) reúne o governo e a sociedade civil para tratar de medidas para proteção e conforto dos moradores do Distrito Federal

A construção de políticas públicas passa pela escuta de quem mais precisa delas, a população. É isso o que o Governo do Distrito Federal (GDF) tem feito em várias áreas e com diferentes projetos, entre eles a inédita Conferência Distrital de Segurança Pública (Confedisp), que teve o último dos quatro encontros nesta quinta-feira (31), no Guará.

O objetivo da conferência é debater temas pertinentes de segurança com a população, que vivencia diariamente situações de segurança viária, sistema prisional, crimes cibernéticos, iluminação pública, crimes contra as mulheres, a ordem pública e a tranquilidade.

A arquiteta Flávia Portela, presidente da FeConseg, teve participação ativa nos dois dias

“A gente vem batendo muito nesse princípio da integralidade, que é como a gente vem chamando esse esforço no sentido de ouvir a sociedade civil e junto com ela construir políticas sólidas e consistentes”, destacou o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar durante o evento.

Meio Ambiente e Segurança Pública teve participações de produtoras rurais de hortaliças da Estrutural, policiais da SSP e Zuleika, representante da Comdema Guará

A próxima etapa da Confedisp será composta por plenárias e painéis temáticos. O evento está previsto para ocorrer entre 26 e 28 de novembro, quando serão definidas diretrizes para nortear ações de segurança no DF nos próximos anos. “Os alinhamentos realizados nos encontros regionais nos permitem captar uma mensagem de cada uma das regiões que têm participado desse processo de elaboração da grande conferência que nós teremos no mês de novembro”, acrescentou Avelar.

Comandante do 4º BPM, TC Carlos Henrique, interagiu com os jovens sobre segurança pública

Para o administrador do Guará, Artur Nogueira, sediar o encerramento da Confedisp foi positivo para a cidade: “É bastante significativo a gente receber representantes de todas as esferas com um objetivo em comum que é trazer uma segurança ainda melhor.”

Nas discussões, o estudante Guilherme Fratari, 17 anos, chamou a atenção para a instalação de mais postes de iluminação no Guará, onde ele mora. “O serviço é essencial, porque traz mais segurança e tranquilidade aos moradores”, contou. O estudante ficou sabendo da iniciativa por meio de convite do diretor da escola onde estuda e não hesitou: “Eu me senti instigado a vir para ser mais ativo na comunidade”.

Para a major Débora Gontijo, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), a discussão é importante porque aproxima a sociedade do governo. “Em cada tema que debatemos temos a oportunidade de apontar a visão da corporação, de uma forma mais abrangente”, ressaltou. Já para o agente do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) Clever de Farias, os debates contribuem para uma melhor atuação profissional: “A partir do momento que você consegue estar junto da sociedade, é possível entender o que ela precisa e otimizar o serviço público”.

Pioneirismo

O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a promover a Confedisp, que é uma oportunidade para discutir e aprimorar a Política Distrital de Segurança Pública, compreender as realidades locais e identificar boas práticas.

O secretário da SSP-DF, Sandro Avelar e Jasiel fernandes, subsecretário de Políticas Públicas

“A conferência serve para que a gente faça uma reanálise de tudo que já foi publicado no âmbito da segurança pública do DF e que verifique o que está sendo efetivo”, explicou o subsecretário de Políticas Públicas de Segurança da SSP-DF, Jasiel Fernandes. “O que está sendo efetivo a gente ratifica e o que não, a gente melhora”, completou o subsecretário.

Achei muito interessante a participação de estudantes e a inteiraçãocom membros das Forças de Segurança

Durante todo o mês de outubro, líderes comunitários, membros dos conselhos comunitários de segurança, agentes das forças de segurança – polícias Civil (PCDF) e Militar do DF (PMDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF) e Departamento de Trânsito (Detran-DF), servidores da SSP-DF e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) participaram da preparação para o encontro.

Segundo Tatiana Espíndola, facilitadora no desenvolvimento de políticas públicas na Essência Processos Participativos, empresa parceira do projeto, os temas são definidos a partir da sistematização do Plano Distrital de Segurança Pública do DF e do programa DF Mais Seguro, da SSP-DF. “Cada região administrativa traz assuntos específicos à própria realidade e desenvolve as propostas”, explica. Em seguida, os participantes são divididos em grupos, e cada um deles recebe um tema para debate e registro das informações. “Todo o conteúdo dos diálogos é feito em uma plataforma online”, acrescenta Espíndola.

A primeira etapa preparatória regional da conferência teve início em 21 de outubro, em Ceilândia, e contou com participantes das regiões administrativas da região integradas de segurança pública (RISP) Oeste, que é formada pelas cidades de Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Samambaia e Águas Claras.

As discussões também ocorreram nas regiões Leste (Sobradinho, Planaltina, Paranoá, São Sebastião, Lago Norte, Varjão, Sobradinho II, Jardim Botânico, Itapoã e Fercal); Sul (Gama, Núcleo Bandeirante, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Candangolândia, Riacho Fundo II e Park Way) e Metropolitana (Brasília, Guará, Cruzeiro, Lago Sul, Sudoeste/Octogonal, Estrutural e SCIA).

spot_imgspot_img
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Projeto Democratização do Reggae  em Arniqueira

E a segunda cidade a receber o  projeto Democratização do Reggae será Arniqueira neste sábado, 27/06/, no Restaurante Comunitário Arniqueira, localizado na QS 09,...

Atenção, motoristas: via de ligação entre o Guará e o Núcleo Bandeirante será interditada nesta sexta-feira (26)

Bloqueio ocorrerá na altura da ponte sobre o Córrego Vicente Pires e seguirá até a noite de quarta-feira (1°/7) Nesta sexta-feira (26), a partir das...

Militares do 4º BPM cumprem mandado de prisão por estupro de vulnerável nas imediações do Park Sul

Durante patrulhamento ostensivo e preventivo na região do antigo Setor SOF Sul, hoje denominado de Park Sul, a equipe policial militar da viatura...

Ladrões assaltam pedestres na EPIA, fogem em ônibus e são presos em flagrante por militares do 4º BPM

Na noite desta terça-feira (23), a Polícia Militar do Distrito Federal, por meio das equipes de GTOP 24 (Alpha e Bravo) do 4º BPM,...

Coletânea Artística do Guará será lançada em julho com sarau literário e exposição de artes visuais

Iniciativa integra a 2ª edição do Festival do Guará e promove um dos maiores registros da produção cultural da cidade 143 escritores, 15 artistas visuais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui