19.7 C
Brasília

Conexões da Quebrada está com inscrições abertas para escritores, poetas, ilustradores e artistas periféricos 

Data:

Compartilhe:

Os interessados em publicar suas obras na coletânea “Do Rascunho à Obra: A Quebrada que Lê Também Escreve” podem se inscrever até 15 de março através dos links nos instagrans do @poesianasquebradas e @institutoperiferialivre. 

Planaltina se prepara para receber um evento que promete marcar a história da cultura local: o Conexões de Quebrada – Potências Femininas: Formação, Literatura e Resistência! O projeto, que tem início dia 13 de fevereiro e vai até 30 de maio, é uma iniciativa do Instituto Palco e Instituto Periferia Livre, em parceria com o NEOLIM e a Secretaria de Cultura do Distrito Federal

A intenção é  transformar a realidade das periferias por meio de um ciclo de 14 encontros formativos nos Diálogos Periféricos, que abordam temas diversos e fundamentais para o fortalecimento da cultura e identidade das comunidades.  Para isso, palestras e oficinas acontecerão ao longo de várias semanas, trazendo para a agenda temas como literatura marginal e produção literária, além de oficinas de hip hop, autocuidado e empoderamento para mulheres.

Inscrições abertas – O projeto também conta com o Chamamento Marginal, um edital aberto para escritores e poetas periféricos do Distrito Federal e RIDE que queiram publicar suas obras na coletânea “Do Rascunho à Obra: A Quebrada que Lê Também Escreve”.

 Essa é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam compartilhar suas histórias e experiências com o mundo. As inscrições podem ser realizadas até 15 de março pelos links nas bios dos @poesianasquebradas e @institutoperiferialivre.

O projeto – O Conexões de Quebrada – Potências Femininas é um projeto idealizado por mulheres da cultura Hip-Hop e, no eixo Poesia nas Quebradas, traz o ciclo formativo chamado Diálogos Periféricos.

Serão 14 encontros abordando temáticas fundamentais como: direitos humanos; cultura Hip-Hop e produção de conhecimento científico; literatura marginal e produção de livros; acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e combate ao trabalho infantil.

As oficinas e palestras serão realizadas na Universidade de Brasília (UNB) em Planaltina, sempre das 14h às 17h30, e estão abertas para toda a população. 

Segundo Ravena Carmo, coordenadora geral do Coletivo Poesia nas Quebradas, a proposta é valorizar as vozes e as vivências da periferia.

“O objetivo é promover a troca de conhecimentos e vivências entre os participantes, além de impulsionar a produção cultural nas periferias”, afirma.

Encerramento em grande estilo – No dia 30 de maio, encerrando o ciclo do Projeto Conexões de Quebrada, será realizado um grande Bailão Literário. Na ocasião, será lançado o livro da coletânea e acontecerão apresentações culturais para celebrar a arte e a literatura periférica.

Participe! Não perca essa oportunidade de se conectar com a cultura da quebrada, aprender, compartilhar e vivenciar novas perspectivas!

Programação

Fevereiro/2025

1° Encontro [lançamento do projeto] – 13/02

A Cultura Hip Hop Como ferramenta de conhecimento científico e

A periferia como laboratório didático de saberes 

2° Encontro -20/02

A escrita como um direito humano  e

Escrevivências – Superação através da escrita 

Março/2025

3° Encontro – 11/03

Apresentação da obra Olhos D’água de Conceição Evaristo (2016) de modo geral e destaque para o conto “A gente combinamos de não morrer”

A Cultura Hip-Hop como Prevenção e Intervenção na Violência Doméstica e de Gênero

4° Encontro – 13/03

Introdução aos elementos do conto/microconto e características que o constituem como gênero literário e o diferencia da crônica e da novela, bem como os elementos da narrativa

Rap e rimas – A arte urbana como arte terapia 

5° Encontro – 18/03

Escrita Criativa Coletiva – Produzindo saberes em grupos

Roda de autocuidado – Empoderamento de Mulheres Vítimas de Violências

7° Encontro – 20/03

Sistematizando saberes: Como produzir um livro

8° Encontro – 25/03

Grafite – A arte urbana como arte terapia 

Abril/2025

9° Encontro – 03/04

Viagem literária: livro, leitura e literatura nas periferias e

 Literatura Marginal 

10° Encontro – 10/04

Práticas Pedagógicas e Culturais: Primeira Infância sem Racismo e

Hip-hoppinho: A cultura Hip-Hop como ferramenta de prevenção e combate ao trabalho infantil 

11° Encontro – 17/04

Breaking – A dança como arte terapia e

Discotecagem – A arte urbana como arte terapia 

12° Encontro – 24/04

Do rascunho a obra:  A quebrada que lê também escreve e

Raça, classe e formação política 

Maio/2025

13° Encontro – 08/05

Empreendedorismo social: Reconstruindo trajetórias e

Roda de cuidado e autocuidado 

14° Encontro – 15/05

Portfólio Flow – Canvas e criatividade e

Laboratório Cultural – Escrita de Projetos 

15° Encontro–  30/05

 Bailão Literário 

Serviço:

Conexões da Quebrada está com inscrições abertas para  escritores periféricos 

Data: até 15 de março 2025

Inscrições: pelos links nas bios dos Institutos Palco e Periferia Livre.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

O Show “CANTO DELAS” homenageia divas da MPB no Clube do Choro

O show que homenageia as divas da MBP Gal Costa, Cássia Eller, Alcione eElza Soares, com arranjos inovadores do musicista, instrumentista e arranjadorDante Ozzetti,...

Influenza: vacinação contra gripe começa no DF

Primeiro lote conta com 80 mil doses. Dentre os grupos prioritários, cerca de 1,2 milhão de pessoas estão aptas a se imunizar Esta semana marca...

Incêndio de grandes proporções atinge empresa no Núcleo Bandeirante

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atendeu essa ocorrência às 13h30 (24/03/2025) empenhando 10 (dez) viaturas. O incêndio aconteceu no Setor de...

Circo Khronos desembarcou em Brasília trazendo magia, adrenalina e um King Kong gigante para público de todas as idades

Apresentações acontecem no estacionamento do Carrefour Sul até 20 de abril O Circo Khronos chega a Brasília trazendo toda a magia e encanto do universo circense em um...

Inscrições abertas para o Saúde nas Escolas que terá R$ 10 mil por iniciativa de Dayse Amarílio

A Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou um edital que vai selecionar 50 (cinquenta) projetos na área de saúde.Os projetos serão desenvolvidos no âmbito...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido