24.8 C
Brasília

Via Caeli: nova escola clássica católica se lança a um desenvolvimento espiritual, moral e pedagógico

Data:

Compartilhe:

A Educação está centrada na pedagogia jesuíta, com foco na formação em virtudes

Com o pátio repleto de pais atentos às orientações, foi realizada a primeira reunião de formação com o Diretor Espiritual voluntário da instituição, padre Fernando Rebouças.

No último sábado (22), os responsáveis pelos alunos da escola Via Cæli, localizada em Águas Claras, participaram do encontro em que o sacerdote apresentou o formato do acompanhamento espiritual. A proposta inclui formação espiritual e humana dos professores, devocionais disponibilizados em uma plataforma digital, além de atendimentos presenciais às famílias.

Em formação desde 2019 e inaugurada em janeiro de 2025, a Via Cæli tem como proposta oferecer uma educação católica clássica voltada à formação integral do ser humano. O ensino baseia-se na pedagogia jesuíta, e o material didático é totalmente alinhado ao Magistério da Igreja. Um dos princípios norteadores da instituição é o que é “bom, belo e verdadeiro”, conceito que desdobra diversas outras virtudes. O outro é “a graça pressupõe a natureza”, de Santo Tomás de Aquino, que inspirou a escola a garimpar o melhor das “tecnologias” modernas de desenvolvimento humano para nortear a formação dos professores e alunos em Humanidades.

Padre Fernando: nosso foco é a educação integral do ser humano

Quanto a essa formação humana, o grande diferencial da Via Cæli é o conjunto de abordagens baseadas em conhecimentos modernos que impulsionam o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Esse conteúdo será transmitido diretamente aos professores e alunos do ensino médio (quando a escola abrir essas turmas) e indiretamente aos alunos do ensino fundamental por meio da prática educativa, adaptada.

A escola também estará atenta a padrões educacionais de países de primeiro mundo, como Finlândia, Singapura e Japão.

“Não se trata somente de proporcionar aos nossos alunos uma saúde física, senão também uma saúde mental, mas, antes de tudo, uma saúde espiritual. Nosso foco é a educação integral do ser humano e temos, inclusive, uma alimentação balanceada por uma nutricionista”, observou o padre Fernando.

Segundo o sacerdote, a escola é uma extensão da família — e vice-versa. Por isso, o trabalho conjunto entre ambas será essencial para assegurar que os ensinamentos transmitidos no ambiente escolar continuem sendo vividos em casa e que os bons valores familiares sejam respeitados e aprimorados na escola.

Padre Fernando Rebouças é tenente-coronel capelão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e possui um extenso currículo eclesiástico e educacional, além de falar sete idiomas.

“A Administração do Tempo, a Programação Neurolinguística, a Inteligência Emocional, o coaching, técnicas de estudo, Comunicação Não Violenta (versão cristã), metodologia de ensino e aprendizagem de idiomas (que é uma temática por mim desenvolvida) são matérias que a gente vai ensinar ao longo dos anos”, detalhou o padre.

Ariane Faria, mãe da aluna Eloá, relatou estar muito satisfeita com a proposta confessional da escola e disse que a Via Cæli foi uma “resposta de Deus” para sua família. “A gente tem gostado muito dos posicionamentos e esperamos que a escola continue dando ensino de qualidade e essa formação virtuosa para as crianças”, compartilhou a funcionária pública.

O diretor administrativo da escola, João Felipe de Marco, explica que a Via Cæli adota a educação clássica, que, além de prezar pelos resultados acadêmicos, valoriza a educação moral e, por ser uma instituição católica, também cuidará do aspecto espiritual.

A escola seguirá sempre fielmente o Magistério da Igreja, o que garante que os alunos estarão preparados para a Primeira Eucaristia, sem a necessidade de uma catequese complementar nos fins de semana. A formação catequética faz parte da grade curricular e será contínua.

Ainda em 2025, estão previstas pelo menos outras seis formações para fortalecer o elo entre alunos, escola e família. “A família é o sustentáculo de tudo e aqui nós vamos defender veementemente os valores familiares”, afirmou o diretor João.

A Via Cæli está localizada na Avenida Vereda da Cruz e atende crianças a partir dos 6 meses de idade (sendo o ideal a partir dos 8 meses) até os 11 anos. A instituição oferece turmas desde o berçário 1 e 2, passando pela creche (pré-escola), pré 1, pré 2, 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com previsão de ampliação anual das séries.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Mulher é estuprada em matagal no GuaraPark e polícia civil age rápido

Temendo pela vida, vítima simulou pegar cerveja para escapar do suspeito. Ele foi preso em flagrante por agentes da 4ª Delegacia de Polícia Um homem...

Programa Cartão Uniforme Escolar avança: de autoria de Ricardo Vale é comemorado pelo setor de confecção do DF

O Projeto de Lei nº 505/2023, que estabelece o Programa Uniforme Escolar no Distrito Federal, conhecido como Cartão Uniforme escolar, foi aprovado por unanimidade...

Arraiá da Vila Planalto promete três dias de festa com grandes atrações e estrutura acessível

Evento gratuito acontece de 18 a 20 de julho no Estacionamento do Espaço da Corte e celebra a cultura nordestina com shows, quadrilhas, comidas...

Centro de Línguas do Guará com inscrições abertas para o semestre

Interessados em fazer curso de inglês, espanhol, francês, japonês ou alemão podem se inscrever até o dia 25, no site da Secretaria de Educação Estudantes...

Ciclistas profissionais de delivery são capacitados para um trânsito mais seguro nas ruas do Distrito Federal

Capacitação faz parte do projeto Juntos Pela Vida e oferece formação para entregadores que utilizam bicicletas no trabalho Com foco na prevenção de acidentes e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido