Neste sábado, 8 de março, acontecerá um abraço no Parque Ecológico dos Pioneiros, a partir das 9 horas. Concentração no Grupo de Escoteiros Candango
O Instituto Brasília Ambiental convida a população para participar da Consulta Pública de apresentação e discussão do Estudo Técnico que consolida os limites da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Santuário da Vida Silvestre do Riacho Fundo e propõe sua unificação com o Parque Ecológico dos Pioneiros, ambas na Candangolândia, culminando na criação do Parque Distrital Pirá-Brasília.
O evento será realizado no dia 12 de março, das 19h às 22h, no salão comunitário da Candangolândia, localizado na QR 2, daquela região administrativa. Para que o público externo possa participar com contribuições e sugestões no dia do evento, já estão disponíveis no site do Brasília Ambiental, o conteúdo técnico e a poligonal proposta do Parque Distrital.
O superintendente substituto de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), Marcos Cunha, explica que esse procedimento assegura que a decisão seja fundamentada em informações transparentes e construída de forma participativa, evitando conflitos futuros e garantindo a legitimidade da unidade.
“A consulta pública possibilita que diferentes segmentos da sociedade – incluindo comunidades locais, organizações ambientais, o setor produtivo e órgãos governamentais – tenham acesso às informações sobre a proposta de criação de uma nova Unidade de Conservação (UC) ou a redefinição de seus limites”, comenta Cunha.
Após estudos para a revisão do plano de manejo da Arie Riacho Fundo, o corpo técnico da Sucon concluiu que a região apresenta indicadores ecológicos compatíveis com outra categoria de unidade de conservação.
Marli Oliveira moradora da Candangolândia há mais de 40 anos, acredita que o local precisa ser preservado. “Participamos do Plano de Ordenamento Territorial-PDOT, e dissemos da importância deste parque ecológico para a comunidade. “Plantamos várias árvores que conseguiram abafar o barulho dos aviões que sobrevoam nossa cidade. É um pequenos oásis para todos nós. Precisamos preservar o que temos. Nesta consulta pública, na próxima quarta-feira, 12 de março, vamos pontuar tudo novamente”, esclarece a moradora.
Atualmente, a Arie Riacho Fundo é classificada como uma área de uso sustentável, permitindo atividades além da preservação, como educação ambiental e visitação. A recategorização para Parque Distrital visa fortalecer a conservação da área e incentivar seu uso de acordo com as diretrizes da nova classificação, o que permitirá que as atividades hoje existentes possam continuar.
Curiosidade – O nome proposto à Unidade de Conservação, Pirá-Brasília, foi escolhido em referência a uma espécie de peixe nativo, exclusivo do Distrito Federal, e que é encontrado no interior daquela área protegida.
Serviço
Consulta Pública – Criação do Parque Distrital Pirá-Brasília
Data: 12 de março de 2025
Horário: 19h às 22h
Local: Salão Comunitário da Candangolândia, localizado na QR 2.