25.5 C
Brasília

Com emendas da senadora Leila, moradores do Varjão participam do plantio do primeiro Jardim de Chuva na Serrinha

Data:

Compartilhe:

Os moradores do Varjão deram um passo importante rumo à sustentabilidade com a realização da etapa de plantio comunitário do primeiro Jardim de Chuva da cidade neste fim semana. A ação reuniu moradores, estudantes, educadores, técnicos e voluntários em uma grande mobilização para transformar o ambiente urbano com uma solução baseada na natureza.

Os jardins de chuva são canteiros rebaixados que captam, filtram e infiltram a água da chuva, abastecendo os lençóis freáticos. Além de evitar alagamentos e restabelecer o ciclo hidrológico, ele melhora a qualidade da água e favorece a biodiversidade.

A atividade faz parte do projeto “Jardins de Chuva na Serrinha – Aprendendo a cuidar das águas”, promovido pelo Instituto Oca do Sol, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e contou com o apoio de emenda da senadora Leila do Vôlei.

Leila do Vôlei: precisamos de alternativas para recuperar o equilíbrio entre cidade e meio ambiente

De acordo com o bioarquiteto Sérgio Pamplona, os jardins de chuva ajudam a mudar o esquema de drenagem de águas pluviais. “Estamos gerando vida e abastecendo os lençóis freáticos com água de qualidade. Esse primeiro jardim vai ajudar a proteger o córrego que corta a cidade, aumentando o volume e melhorando a qualidade da água”, explicou. “E com o apoio da senadora Leila, vamos implantar mais cinco na Serrinha, que abrange as regiões administrativas do Varjão e do Paranoá.”

Para a Leila, que foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Meio Ambiente do Senado, a iniciativa é um modelo inspirador de como a educação ambiental, aliada a soluções baseadas na natureza, pode recuperar o equilíbrio entre cidade e meio ambiente.

“Projetos como esse mostram que cuidar do meio ambiente é também cuidar das pessoas. Quando a comunidade participa do plantio, do monitoramento e da preservação das águas, a transformação é coletiva e profunda. Mais do que jardins, estamos cultivando consciência, pertencimento e um futuro mais sustentável para as próximas gerações de brasilienses”, destacou.

Durante o evento, a comunidade também participou de atividades de monitoramento participativo da qualidade da água, aprendendo a medir indicadores ambientais e a observar os impactos das ações humanas sobre nascentes e córregos da região.

PROTEJA A SERRINHA

A Serrinha está localizada entre o Varjão e o Paranoá e é uma área ambientalmente sensível, cujas vegetações nativas são o cerrado e o campo rupestre. O local é um importante produtor de água, com mais de 100 nascentes mapeadas pela comunidade, e vem sendo ameaçado pela grilagem de terras e pela especulação imobiliária. A Serrinha abrange os núcleos rurais Boa Esperança, Taquari, Bananal, Olhos D’Água, Torto, Tamanduá, Urubu, Jerivá, Palha e Cachoeira do Bálsamo.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Prazo para negociar dívidas de ICMS com até 70% de desconto em multas e juros termina na próxima terça (10)

Pessoas físicas e jurídicas terão condições especiais para quitar débitos O prazo para aderir à negociação facilitada sobre débitos de ICMS inscritos na dívida ativa,...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Iniciativa do Instituto Acolher promove cursos de Marketing Digital, Secretariado e Radialista com foco na autonomia econômica e inserção no mercado de trabalho. Com o...

Liberta DJ abre chamado para mulheres ocupando e fortalecendo espaços em Brasília

A pergunta é direta — e necessidade: onde estão as DJs de Brasília?O Liberta DJ – Festival de DJs quer dar visibilidade, abrir espaço e fortalecer a presença feminina...

Deputado Hermeto desmente fake news e reforça defesa da Escola Parque da Natureza no Núcleo Bandeirante

A Escola Parque da Natureza e Esporte, no Núcleo Bandeirante, segue funcionando em plena atividade, atendendo mais de 1.200 estudantes da rede pública, inclusive...

Homem que tentou aplicar golpe da falsa identificação no GTOP 24 em área de tráfico de drogas foi preso no Guará

Quando em patrulhamento tático pelas áreas com diversas denúncias reiteradas de tráfico de entorpecentes, as equipes GTOP 24 Alfa e Bravo lograram êxito em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido