19.5 C
Brasília

Projeto Voz Ativa transforma escolas públicas do DF em laboratórios de inovação e escuta ativa com uso de IA

Data:

Compartilhe:

Iniciativa do Instituto MultipliCidades com apoio do MCTI e da Secretaria de Educação do DF já alcança mais de 70 escolas, mapeando emoções, desigualdades e riscos à permanência escolar.

O Instituto MultipliCidades, organização da sociedade civil, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com apoio da Secretaria de Educação do Distrito Federal, lançou o projeto Voz Ativa — uma inovadora plataforma de escuta digital que utiliza inteligência artificial, jogos digitais e análise de dados para compreender e enfrentar os desafios emocionais e sociais vividos por estudantes da rede pública.

A proposta já está em andamento em mais de 70 escolas do DF e conta com investimento de R$ 5,4 milhões. Por meio de jogos digitais personalizados e anônimos, os alunos são convidados a expressar sentimentos, percepções e vivências sobre temas como saúde mental, violência, bullying, evasão escolar e desigualdades. Esses dados, organizados por meio de ferramentas tecnológicas de ponta, como análise com grafos e IA preditiva, ajudam a traçar o clima socioemocional das escolas, subsidiando políticas públicas mais humanas e eficazes.

“O Voz Ativa nasce para enfrentar um problema que já conhecemos bem: a lentidão, a baixa participação social e a pouca eficiência na produção de políticas públicas. Ao incorporar tecnologias como gamificação e inteligência artificial, queremos transformar esse processo em algo dinâmico, participativo e orientado por dados reais”, afirma Cristiane Pereira, presidente do Instituto MultipliCidades.

Tecnologia a serviço da escuta

Segundo Alysson Sanches, especialista do projeto e responsável pela tecnologia utilizada no projeto, o diferencial está na capacidade de transformar dados brutos em inteligência prática e preditiva. “Nossa inteligência artificial aprende com os padrões de resposta dos estudantes e propõe novas perguntas para aprofundar o mapeamento emocional. É um diário emocional gamificado que oferece ao educador uma fotografia real da turma”, explica.

Além de apoiar diretamente professores e gestores escolares, o projeto cria uma rede de apoio intersetorial, envolvendo saúde, assistência social e segurança pública. “Detectamos estudantes em risco de evasão antes que deixem a escola. Com isso, é possível acionar CRAS e CREAS preventivamente”, complementa Alysson.

Intersetorialidade e impacto social

Um dos especialistas, membro da equipe de desenvolvimento, destaca que o Voz Ativa é uma tecnologia social capaz de dialogar com as políticas de transformação digital. “Nosso objetivo é tornar a escola um verdadeiro termômetro da sociedade, onde dados sobre relações humanas e vulnerabilidades orientem políticas públicas mais éticas e eficazes.”

O projeto prevê ainda a produção de relatórios personalizados por escola, regional e turma — algo inédito na formulação de políticas públicas educacionais. A expectativa é que, ao fim do ciclo, os dados sistematizados sirvam como base para ações assertivas e direcionadas por parte do poder público.

Escalabilidade com respeito ao território

Com metodologia escalável e sensível às realidades locais, o Voz Ativa pretende ser expandido para outras regiões do Brasil, sempre com foco na escuta ativa e na promoção da permanência escolar. “Não é só uma tecnologia. É uma proposta de transformação da cultura educacional”, conclui Alysson.

Para mais informações, acesse:
 🔗 www.vozativabsb.com.br

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

No Dia Mundial da Alergia, entenda riscos e tratamentos

Com atendimento especializado no IgesDF, pacientes aprendem a conviver melhor com sintomas e evitam crises graves Por Adriana Nasser e Luciane Paz Espirros, olhos lacrimejando, coceira...

Comunicador do Futuro com vários cursos gratuitos com início dia 14 de julho no Guará

Prepare-se para embarcar em uma jornada transformadora na era da comunicação digital. Aqui, você encontrará cursos de capacitação especializados em fotografia, redes sociais, design...

Curso gratuito de corte e costura da Fábrica Social abre mil vagas

Capacitação presencial é voltada a moradores do Distrito Federal com renda familiar de até R$ 200 por pessoa A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e...

Acidente na Avenida Central do Guará II deixa mulher e bebê feridos

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atendeu essa ocorrência às 20h48 dia (06/07/2025) empenhando 04 (quatro) viaturas. Ao chegarem ao local da...

Com emendas da senadora Leila, moradores do Varjão participam do plantio do primeiro Jardim de Chuva na Serrinha

Os moradores do Varjão deram um passo importante rumo à sustentabilidade com a realização da etapa de plantio comunitário do primeiro Jardim de Chuva...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido