No dia 06 de julho de 2025, por volta das 17h40min, o patrulhamento tático do 15º Batalhão da Cidade Estrutural, com a viatura (2527), durante uma abordagem a dois motociclistas, próximo a Marcelo Lanches, do lado da marginal da via Estrutural, avistou um menino de aproximadamente 3 anos, em um “velotrol”, entrando na marginal da referida via, no Setor Especial. Naquele momento, o tráfego de veículos era intenso e de encontro a criança, vinha um ônibus e vários carros. Ato contínuo, a equipe, rapidamente foi ao encontro e conseguiu resgatar e retirar a criança da via a tempo, que estava bastante assustada. Em seguida, a guarnição avisou a situação para os demais prefixos da área e iniciou o patrulhamento em busca dos genitores.
A criança era Gustavo Galvão de Brito Lemos, de 3 anos, portador do espectro autista. Após alguns minutos, a equipe conseguiu encontrar a Sra Karine Fernandes de Souza, amiga da mãe da criança. A sra. Karine estava visivelmente abalada e assim que viu o comandante da equipe com o pequeno Gustavo no colo, desabou a chorar. Após ser acalmada pela guarnição, a Sra Karina informou que estavam há horas procurando o menino, que já tinham esgotado os meios, que já não sabiam mais a quem recorrer e que já estavam perdendo as esperanças.
Logo após, a equipe encontrou a mãe, a Sra Indiara Galvão de Oliveira Rubim, que estava com uma equipe da polícia civil. Assim, de posse das informações do endereço em que os familiares residiam e estavam reunidos, a guarnição e mais a equipe de serviço da PCDF, deslocaram até o endereço dos familiares.
No local, com a mãe presente e mais alguns familiares, a criança foi devolvida à genitora. Com isso, após segurar novamente o seu filho nos braços, após horas procurando, a Sra Indiara ficou aos prantos. Após se acalmar, a Sra Indiara (mãe), decidiu fazer um vídeo em agradecimento às equipes para demonstrar sua gratidão, pois estava aliviada de ter o seu filho de volta e confessou a equipe que ficou muito abatida, pois já havia perdido outros dois filhos. Após o desfecho, a equipe comunicou o centro e retornou ao patrulhamento normal na área.
*Com informações do 15º BPM