20.5 C
Brasília

Saiba como proceder em casos de desaparecimento de pessoas

Data:

Compartilhe:

Secretaria de Segurança Pública orienta população sobre as medidas essenciais e destaca a necessidade de rapidez, precisão e responsabilidade no enfrentamento desses casos

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) reforça à população a importância de agir corretamente e com rapidez diante do desaparecimento de uma pessoa. A adoção imediata de medidas e o fornecimento de informações completas às autoridades são fatores fundamentais e decisivos nas primeiras horas, que são essenciais para o sucesso das buscas.

Não é necessário esperar 24 horas para comunicar um desaparecimento. A orientação correta é que, ao perceber a quebra repentina da rotina de uma pessoa — independentemente da idade —, o familiar ou responsável acione a Polícia Militar pelo número 190 ou procure a delegacia mais próxima para registrar o boletim de ocorrência (BO). “A forma como a família age nas primeiras horas pode definir o desfecho do caso. Por isso, reforçamos que o registro seja feito imediatamente e da maneira mais completa possível”, orienta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

No registro, é fundamental apresentar o máximo de informações possíveis: foto recente, características físicas, sinais particulares, roupas usadas, condições médicas ou emocionais, último local onde a pessoa foi vista, além de dados sobre celular, redes sociais e contexto do desaparecimento. Quanto mais detalhado for o relato, maiores as chances de localização rápida. “O registro pode ser feito em qualquer delegacia e também pela Delegacia Eletrônica”, informa o porta-voz da Polícia Civil do DF, Lúcio Valente.

A Secretaria também alerta sobre os riscos da exposição indevida de informações nas redes sociais. A divulgação de fotos da pessoa desaparecida pode ser útil, desde que feita com responsabilidade. Desta forma, as fotos divulgadas no perfil são aquelas enviadas pelas delegacias em que os registros foram feitos. Acesse aqui o canal oficial de desaparecidos no Distrito Federal.

Alerta

Não se deve compartilhar números de telefone da vítima ou de familiares, para evitar golpes e preservar a segurança. O ideal é sempre orientar que qualquer informação seja levada diretamente à delegacia responsável. “É fundamental que a família e amigos divulguem informações em conformidade com as autoridades policiais, para que eles não acabem sendo vítimas de golpes, chantagens e extorsões”, completa Avelar.

Outro ponto importante é a comunicação do reencontro. Quando a pessoa é localizada — seja por contato direto com a família ou por ação das forças de segurança — é necessário informar à autoridade policial para que o boletim seja atualizado. Isso evita duplicidade de esforços, encerra formalmente a ocorrência e contribui para a produção de dados precisos sobre os casos de desaparecimento.

“Estamos promovendo uma política pública humanizada e integrada, que inclui desde ações preventivas até o apoio jurídico e psicológico às famílias. Mas essa atuação só é efetiva quando a população compreende a importância do registro imediato e da colaboração com os órgãos oficiais”, destaca o subsecretário de Integração de Políticas em Segurança Pública, Jasiel Fernandes.

DF tem alto índice de 98% de localização de pessoas desaparecidas

As ações coordenadas da SSP-DF têm colocado o Distrito Federal em posição de destaque no enfrentamento a esse tipo de ocorrência. De acordo com o primeiro Anuário de Segurança Pública do DF, lançado pelo GDF em julho, o DF atingiu a marca de 98% de localização de pessoas desaparecidas — um dos índices mais altos do país.

Além disso, o tempo médio para registro da ocorrência caiu de 148 horas, em 2023, para 122 horas em 2024, o que representa uma redução de 18% e reforça a eficiência do modelo adotado.

Entre os principais avanços, estão a criação da Rede de Atenção Humanizada de Pessoas Desaparecidas, o protocolo Sinal de Busca Imediata — que compartilha a imagem da pessoa com mais de 30 órgãos assim que o BO é registrado — e o cadastro distrital de desaparecidos no Instagram, fruto de parceria com a empresa Meta, que amplia o alcance da divulgação em um raio de até 160 km.

*Com informações da SSP-DF

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Lei estabelece diretrizes para a criação de Centros de Robótica nas escolas

A norma prevê a implementação e estruturação de espaços voltados ao letramento digital, à robótica e à utilização da IA como elemento didático Preparar os...

Serviço de recuperação asfáltica pode ser solicitado de forma 100% digital no DF

Programa Administração Regional 24 Horas reúne órgãos do GDF, reduz tempo de resposta e amplia transparência no atendimento à população Durante o período chuvoso, quando...

Rua de Lazer do Guará abre calendário de 2026 com programação gratuita para toda a família

Com o tema Férias, evento será realizado em 25 de janeiro, com atividades culturais, esportivas, ações de cidadania e serviços de saúde Com o tema...

Protetores de animais ganham segurança jurídica contra punições de condomínios no Distrito Federal

Lei 7.791/2025 garante o direito de cuidar de animais comunitários em condomínios e áreas próximas A Câmara Legislativa promulgou uma norma que dá segurança jurídica...

Carnaval 2026: Prorrogado prazo para recursos sobre resultado provisório do DF Folia 2026

Fase recursal dos blocos segue aberta até o sábado (24), às 14h A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) informa que o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido