Saiba como obter sua carteira de artesão e tenha uma profissão que gera renda

2
2654

Edméia da Paixão Lins Rabelo,59 anos, aposentada, moradora da 46 no Guará II, tem no artesanato mais uma opção de renda para ajudar na manutenção da família. Foi professora por muitos anos o que a levou a desenvolver as suas habilidades manuais.Trabalhar com papel, com reciclagem, com pintura a óleo, tricô, crochê foi um dom desde muito nova. Ao se aposentar, colocou toda sua criatividade a serviço da criação. Hoje é uma designer de papéis sem nunca ter feito um curso de especialização e, sim ,os dons e instintos de errar até acertar.

Um presente artesanal e original feito pela Edméia

Se você achou interessante a história da Edméia, saiba que no dia 11 de fevereiro, na Casa da Cultura do Guará, haverá a oportunidade de tirar sua carteira ou renovar sua carteira nacional de artesão ou artesã durante todo o dia. O documento é gratuito, válido por seis 6 anos e dará oportunidades a acessos em feiras e eventos de artesanato de várias cidades em todo país.

Vãnia Gavião, artesã de Sobradinho, recicla sacos de cimentos da Ciplan Cimento Planalto e os transformam em bolsas fashion disputadas nas feiras de artesanato em todo país

Para quem pensa em desistir da opção de carreira profissional, Edméia Lins Rabelo tem uma ótima dica.”Eu acredito que, quem é artesã, tem sonhos e a gente não pode desistir de nossos sonhos.O trabalho de artesã faz bem a alma e ao espírito. Não desista nunca.Apesar de todas as barreiras e dificuldades que a gente encontra,vá em frente.O artesanato vem da alma da gente e isso é muito bom, muito gostoso!”

O topper para bolo é bastante procurado

Outra grande aliada do artesão atualmente , as redes sociais propiciam acesso fácil aos clientes de uma forma bem rápida.Facebook e Instagram alavancam as vendas e podem dar acesso a encomendas internacionais. O artesanato também pode ser a opção para aposentados e pensionistas que estão enclausurados dentro de casa.Saia, siga seus instintos, seja dono do seu tempo com um trabalho que lhe dê prazer.Para encomendas o zap da Edméia é o 99671423 e o da Vânia Gavião é o 99111325.Se inspirem !!!!!!

caixa de presentes personalizada


É mais fácil do que você imagina tirar ou renovar a sua Carteira de Artesão válida em todo território nacional.Siga o passo a passo abaixo.

Primeira Emissão :

  • – Ter acima de 16 anos;
  • – 1 foto rescendente 3×4;
  • – Original e cópia do RG e CPF;
  • – Original e cópia do PIS/PASEP;
  • – Comprovante atualizado de residência com CEP, em nome do interessado;
  • – Trazer 3 peças prontas para venda, de cada técnica a ser cadastrada;
  • Trazer matéria-prima para iniciar a confecção de outro produto ou fazer um vídeo(para os casos de uma técnica de demora muito tempo para confeccionar)

Para Renovação :

  • – Trazer a última Carteira Nacional de Artesão;
  • – Se o artesão tiver cadastro no Sistema de Informação Cadastrais do Artesanto Brasileiro(SICAB), não precisará fazer nova comprovação de habilidade, quando da renovação da carteira, exceto de desejar acrescentar nova técnica para ser inserida na carteira do artesão.

 Terça-Feira, 11 de fevereiro de 2020, 9h

Casa da Cultura do Guará, QE 25, Área especial do CAVE, ao lado do Ginásio

*Com informações do Jornal do Guará

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui