O tédio causado pelo isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19 no Distrito Federal, com o cancelamento de aulas presenciais nas redes pública e particular, desde março de 2020, trouxe uma mudança na rotina de estudantes de todas as idades. E ambientalistas do Guará do Movimento Ativista e Ambientalista Tempo de Plantar viram no inesperado uma oportunidade de dar um gás no projeto socioambiental Pata na Tampa, incentivando crianças e adolescentes a juntar as tampinhas, de todos os tamanhos e cores, para doações ao projeto destinado a cuidar dos cachorros em vulnerabilidade nas ruas e abrigos, com a castração dos mesmos.
Quem aderiu rapidamente ao chamado foi o Grupo de Escoteiros João XXIII, que juntaram e entregaram no@Chiquinho Sorvetes do Guará II no último final de semana, centenas de tampinhas para serem armazenadas em recipiente próprio para o transporte até o destino final para reciclagem.Em contrapartida, os lobinhos coordenados pela chefe dos escoteiros Flávia, receberam sementes de Ipês brancos, doadas pela coordenadora do Tempo de Plantar no Guará, Simone Vaz. ” A campanha teve seu ponto alto no dia 5 de junho, que é o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas continua à disposição da comunidade que juntar tampinhas para doações, aproximadamente 2.500 sementes de ipês brancos no Chiquinho Sorvetes. Importante germinar as sementes para os próximos plantios no final do ano.Cada pessoa tem direito a um saquinho com 25 sementes. Dentro de poucos dias postaremos vídeos ensinando como germinar as sementes.Mais uma atividade que pode ser realizada dentro de casa, no quintal ou num apertamento, além de distrair, faz muito bem espiritualmente”, enfatiza a ambientalista.
Angélica Mendonça, proprietária da Chiquinho Sorvetes Guará, acredita que ações como essa que envolvem crianças e jovens, trabalham a autoestima, o companheirismo e pode gerar os futuros atores sociais da nossa cidade. “O último final de semana trouxe alegria ao nosso estabelecimento, que estava vazio desde o início do fechamento do comércio, mesmo por poucas horas, afinal sorvete e criança é uma combinação perfeita para a alegria”, ressalta a comerciante.
Podem ser recicladas tampinhas de garrafas de água e refrigerantes, pasta de dentes, shampoos,amaciante, detergente, remédios,condicionador, sucos, iogurtes e de produtos de limpeza em geral. Então ,mãos á obra. Una o útil ao agradável. Cada vez que você junta tampinhas ajuda muito o meio ambiente.