No último domingo (13/09/2020), policiais da 4ª DP deflagraram a operação HERÓSTRATO e prenderam em flagrante um homem de 62 anos que havia incendiado as casas de sua ex-esposa e de um de seus filhos, ambas situadas no Guará, fatos ocorridos durante na madrugada (sábado para domingo). Na literatura forense este tipo de crime passional acontece com um criminoso de ocasião, movido por um intenso desejo de vingança, violenta emoção, paixão, ciúmes, ódio ou de defesa da honra.
O autor foi localizado pelos policiais da 4ª DP no Riacho Fundo, quando estava chegando na casa de um outro filho do casal.
Não havia ninguém nas casas quando dos incêndios e nenhuma pessoa ficou ferida.
Ambos incêndios foram controlados pelos bombeiros.
Segundo apurado, o autor teria incendiado a casa de sua ex-esposa por não ter ficado satisfeito com o resultado da separação do casal e teria incendiado a casa de seu filho por ele ter ficado ao lado da mãe durante a separação.
Quando dos crimes, o autor realizou chamadas de vídeo para um dos filhos do casal, mostrando que estava colocando fogo nas casas das vítimas.
O autor foi autuado pelos crimes de incêndio circunstanciado e, caso condenado pode pegar de 3 a 6 anos de prisão por cada um dos crimes praticados, acrescidos do aumento de 1/3 por ter sido praticado em casa destinada a habitação.
Heróstrato foi um incendiário grego, responsável pela destruição do templo de Ártemis em Éfeso, na atual Turquia, em 21 de julho do ano 356 A.C.
*Com informações da 4ª DP