Vai ter chuva nesta segunda-feira?

0
1407

Hoje, 20/09, o termômetro localizado em frente à Feira do Guará estava marcando 35ºC graus às 9 horas da manhã indicando mais um dia de intenso calor no Distrito Federal. Previsões de uma frente fria que pode trazer as chuvas esperada há 126 dias pelos brasilienses dão um certo alívio para enfrentar mais um dia de intensa secura.

Segundo o site do Inmet, com previsões para as capitais, esta segunda-feira, 21/09, poderá ocorrer chuvas a partir da tarde com trovoadas isoladas. A mesma previsão é para o período noturno.

Com o início da Primavera, 22,o tempo segue instável até a próxima quarta-feira, sempre com possibilidades de chuvas e trovoadas isoladas no DF. Nos outros dias da semana o sol voltará com força total e o calor ,também. A umidade do ar que hoje gira em torno de 15% voltará ao patamar de 80%, pelo menos por alguns dias.

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DA PRIMAVERA

A Primavera no Hemisfério Sul inicia-se no dia 22 de setembro de 2020 às 10h31 e termina no dia 21 de dezembro às 07h02. Climatologicamente, é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil, bem como tem-se o início da convergência de umidade oriunda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso sobre as Regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte centro-sul da Região Norte . Durante a estação, os volumes acumulados de precipitação no norte da Região Nordeste costumam ser inferiores a 100 mm, principalmente no norte do Piauí e noroeste do Ceará. As temperaturas são mais elevadas em grande parte da Região Norte, interior da Região Nordeste e em alguns pontos da parte central do Brasil (Figura 1b).

Os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem ocorrer durante a primavera, com chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia. Já na Região Sul, podem ocorrer episódios de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), que estão associados a chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo. Com o gradativo aumento das chuvas em grande parte do país nesta época do ano, tem-se o início do plantio das principais culturas de verão.

*Com informações do site do Inmet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui