22.5 C
Brasília

Veja os locais de vacinação gratuita de cães e gatos contra a raiva

Data:

Compartilhe:

Donos de pets que quiserem vacinar os bichinhos de estimação, podem comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses, que fica no Setor Noroeste, perto do Hospital da Criança, de segunda a sexta, de 9h às 17h. A vacina, gratuita, também está disponível no Núcleo de Vigilância Ambiental (Nuval) em 14 regiões administrativas. No Guará, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica fica na QE12, AE D, Guará I, bem em frente ao Centro Espírita André Luiz.

“Uma vez por ano a gente faz a campanha em todo o DF. É um dia festivo, como se fosse um Dia D, mas a prevenção é rotineira”, afirma o gerente da Zoonoses, Rodrigo Menna. Este ano, a campanha vai acontecer a partir de 3 de outubro. Por isso, os números ainda são menores do que os do ano passado: a vacina antirrábica foi aplicada em 14 mil gatos e cachorros até agora.

A vacina antirrábica deve, obrigatoriamente, ser aplicada anualmente. O animal vacinado pela primeira vez, seja filhote ou adulto, necessita de um reforço que deve ser dado após 30 dias.

Vírus mortal

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem com índice de letalidade de praticamente 100%. Em cães e gatos, a morte ocorre, em média, entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas.

A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordidas, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura.

Existe um protocolo para tratamento da raiva em humanos que conseguiu salvar sete casos até hoje em todo o mundo nos últimos 15 anos. “Costumo dizer que a campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos é voltada para vacinar o animal, mas com o objetivo de prevenção à saúde humana”, diz Rodrigo Menna.

No DF não há casos de raiva em cães e raiva desde 2000, mas ainda há a contaminação de morcegos pelo vírus. “Todo ano a gente encontra um ou dois morcegos que deram positivo para o vírus da raiva”, conta o gerente da Zoonoses.

Quando as equipes encontram um morcego infectado, ele vão de casa em casa para fazer um bloqueio naquela região, evitando que o vírus se espalhe. Há apenas um caso de raiva humana, registrado no DF em 1978 em um garoto que foi mordido por um cachorro.

Referência

O Distrito Federal é referência nacional em cobertura vacinal contra a raiva em animais domésticos. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2019, o DF tinha a maior proporção de domicílios do país com animais imunizados.

Parte dos bons resultados, deve-se ao esforço da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde, a Zoonoses, que vacinou mais de 180 mil cães e gatos em 1 ano e oito meses.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), dos 477 mil domicílios com presença de algum cachorro ou gato no DF, 402 mil tiveram todos esses animais vacinados contra raiva nos 12 meses anteriores à data da entrevista. O percentual de 84,3% de pets vacinados é o maior do país.

*Com informações da Agência Brasília

Humm 😋 Imagina só você comendo esse maravilhoso omelete…Você não vai se arrepender!
Também temos diversos outros produtos, entra em contato conosco para se informar melhor e estar efetuando o seu pedido! 😉
https://www.goomer.app/ganash-paes
publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

1

━ Relacionadas

Metrô-DF suspende operação em Ceilândia para troca de trilhos no próximo domingo (21)

A substituição é necessária devido ao desgaste natural que ocorre com o tempo, em virtude do contato entre as rodas do trem e o...

Taguatinga será palco da final do XXIV Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno

Última etapa define representante do DF no Concurso Nacional de Quadrilhas no Estádio Serejão A cidade de Taguatinga se prepara para receber a 4ª e...

PMDF prende homem com várias passagens com moto adulterada no Guará II

Um homem, com diversas passagens, foi preso conduzindo uma motocicleta com sinais de identificação adulterados após abordagem no conjunto M da QE 40 no...

Férias escolares: Zoo Brasília orienta público sobre ações de prevenção de carrapatos

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) possui uma grande área verde de visitação e faz divisa com área de preservação ambiental, como o Santuário...

CCBB traz para Brasília a Mostra Carroça de Mamulengos: três gerações de Arte Brincante

De 18 de julho a 04 de agosto, com apresentação de espetáculos históricos do repertório e atividades formativas O CCBB Brasília traz ao público a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido