Para homenagear a capital do país, as artistas Dhi Ribeiro e Gisele Gama lançam, hoje 23, o portal em 3D do projeto “Brasília: Falando Dhi Amor”, com apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal. A iniciativa surgiu de forma natural entre as duas que, segundo elas, têm gratidão por viver no quadradinho. A plataforma digital proporcionará uma nova experiência turística e cultural e reunirá músicas, poemas, imagens e declarações de amor pela cidade.
Gisele Gama, escritora e produtora do projeto, conta que o enredo principal do show, que foi gravado no fim de dezembro passado, é a história de um operário que veio ajudar a construir Brasília, deixando pra trás sua família até que a empreitada estivesse pronta. “Esses sentimentos estão nos textos e músicas que escolhemos, mesclados com as imagens e a experiência de estar inserido no ambiente da história”, afirma
Segundo Dhi, a ideia surgiu da vontade de apresentar um espetáculo que realmente promovesse a interação entre o público, nesse momento de pandemia. “Queríamos algo diferente, inédito. Este portal é uma experiência realmente inovadora, consequência dos novos tempos. Precisamos romper fronteiras. Turismo e arte precisam ampliar significações”. O projeto, fruto de uma emenda parlamentar, tem o apoio da Setur, porque é uma forma de falar de Brasília a partir da experiência das pessoas, do amor das pessoas, que construíram a capital do Brasil e que fizeram a cidade como ela é hoje. Na plataforma, além de uma experiência gamificada em 3D, a plateia, na segurança de suas casas, terá a possibilidade de passear pela história da construção de Brasília, com fotos e vídeos de acervo histórico e de artistas da Capital. “O espectador verá casais, famílias e declarações de amor, embalado por músicas que acionam os sentimentos daquilo que queríamos contar”, completa Dhi.
É a primeira vez que as pessoas serão ativas dentro de uma plataforma virtual, com depoimentos, musicas que foram compostas para cantar esse amor, na voz, no charme e na paixão de Dhi Ribeiro. Uma inteiração com a atração, e isso é revolucionário como Brasília, que é uma cidade inovadora, que quebrou paradigmas e que produz inovação o tempo todo. Essa plataforma é um exemplo disso.
O show também é uma forma de divulgar Brasília para além do que já se conhece.
Ainda para Gisele, a expectativa do lançamento da plataforma é de que pessoas do mundo inteiro possam acessar o projeto e enxergar Brasília a partir dos olhos amorosos de quem contou essa história: os candangos e brasilienses. “Toda proposta de promover o turismo de Brasília é válida. Queremos encher os corações dos turistas com a experiência que temos, que é a de ter um coração que pulsa o orgulho da nossa história, de termos construído o que somos”, finaliza.