Decreto do Governo do Distrito Federal, publicado hoje 11/2, no DODF proíbe manifestações de folias públicas em Brasília e todas as regiões administrativas, devido à pandemia do coronavírus. Quem sai ganhando são os bares e restaurantes que aguardam os foliões que não podem pular, mas podem beber. E o Guará ferve em busca de uma oportunidade de extravasar nos dias de folia, principalmente com o ponto facultativo da próxima segunda- feira .Nas redes sociais já estamos vendo postagens e chamadas para festa de Carnaval no Cave, palco de grandes movimentações da juventude, e num bar muito famoso no Polo de Moda: O Lampião.
Como será o comportamento dos foliões durante a folia proibida ninguém sabe. O que sabemos é que os órgãos do GDF, como o DF Legal, vão fiscalizar bares e restaurantes que excederem o que determina o decreto. Sem hora para fechar, os bares pretendem tirar o atraso dos meses em que ficaram com horário determinado para funcionamento. A multa para quem fomentar, incentivar ou realizar festas de Carnaval será de, no mínimo, R$ 20 mil. Os culpados ainda podem receber outras punições administrativas e legais. O trabalho de monitoramento pelas redes sociais já detectou 50 festas clandestinas em todo o Distrito Federal e com as denúncias deve crescer.
E o rolê no Cave, localizado entre a Feira do Guará, Administração Regional e Tribunal de Justiça, nos dias de Carnaval está sendo convocado pelo Instagram.#ficaadica DF Legal!