Neste domingo faz 7 dias que o jovem Vanderson Alves Ferreira Costa de 35 anos está internado no Hospital Regional do Guará, na tão temida sala vermelha, e comove toda uma comunidade que o viu crescer e se tornar uma pessoa querida por todos. O Blog da Zuleika vem recebendo inúmeras manifestações de apoio e consternação pela vida do excelente profissional. No zap não param de chegar mensagens de moradores e amigos. Atualmente exercia a profissão de cuidador de idosos. Infelizmente, só podemos nos unir em oração para que um milagre aconteça.
O milagre que sua família tanto almeja e que milhares de pessoas em todas as cidades querem é uma vaga em uma Unidade de Terapia intensiva-UTI. A fila no Distrito Federal está imensa e não diminui. Só aumenta. Não tem como furar a fila e a justiça só expede uma liminar, que para ser cumprida é necessário ter um leito disponível. No caso específico do Vanderson, uma UTI com suporte para hemodiálise, dificulta ainda mais a possibilidade de vaga. O cuidador de idosos ficou ainda mais conhecido por ter trabalhado alguns meses da Administração Regional do Guará e sempre atender a todos com um largo sorriso.
Neste momento de tanto dor só podemos nos unir em uma corrente de oração pela vida do Vanderson e de todos os que se encontra acometidos pela covid19. È tempo de muita reflexão e oração. E de muita resiliência das equipes médicas, técnicos e auxiliares de enfermagem. E sabedoria aos governantes, condutores nesta imensa tempestade mundial.
O desabafo de sua esposa Natália Zuleide da Silva, que tem 4 anos de casada, e aos 34 anos enfrenta uma pandemia de covid-19, é desesperador:
Desde segunda feira não durmo direito. Estão sendo dias dolorosos difíceis indo no hospital para receber notícias do meu esposo e ser maltratada. Chegar para pegar um laudo as 8hs da manhã, a médica falar que não ia fazer . De tanto insistir, conseguir só as 16.20hs, esperando no estacionamento debaixo de sol. Peguei isolação no rosto. Os dias tem sido angustiantes sem notícias, sem ligações, só descaso
A reportagem vai entrar em contato com a Secretaria de Saúde do DF para saber quantas vagas existem hoje, domingo, de UTI e quantos estão à espera, e vai atualizando as informações obtidas através da Natália.