No sábado pela manhã(20/03), policiais da 38ª DP deflagraram a operação ALTEN e prenderam em flagrante delito um homem de 52 anos que estava mantendo em cárcere privado sua tia, de 77 anos de idade.
Os fatos chegaram ao conhecimento dos policiais da 38ª DP através de uma denúncia anônima informando que a vítima, moradora do Setor Lúcio Costa, no Guará, estava sofrendo maus tratos e estava sendo mantida em cárcere privado pelo homem que vivia com ela.
Ao checarem os fatos, os policiais encontraram a vítima trancada sozinha em seu apartamento. Na ocasião, a vítima disse que o autor havia saído para ir à academia e que ela não possuía as chaves de casa.
Após pouco mais de uma hora, o autor retornou ao local e franqueou a entrada dos policiais no imóvel. Indagado sobre o motivo de deixar sua tia trancada em seu apartamento, o autor disse que era para evitar que ela, sem máscara, atendesse a porta da casa, no caso de alguém lá bater e acabar se contaminando por coronavírus.
Na ação policial foi constatado que a vítima aparentava estar em boas condições de saúde e que ela já havia sido vacinada contra o coronavírus, como também que a casa estava limpa e organizada.
Contudo, em conversas com parentes da vítima, os policiais constataram que ele sempre teve o costume de deixar a vítima trancada em casa, que ele não trabalhava e que vivia com o dinheiro da vítima, tendo a isolado dos demais familiares, os quais apenas podia a contatar através de ligações pelo telefone fixo, pois ele havia retirado o seu aparelho de telefone celular.
Dadas tais circunstâncias, o autor acabou preso em flagrante delito pelo crime de cárcere privado em situação de violência doméstica e familiar, estando sujeito a uma pena de 2 a 5 anos de prisão.
O autor foi recolhido à carceragem da DCCP e se encontra à disposição da justiça.
Alten, significa idosa em alemão
*Com informações da 38ª DP