19.5 C
Brasília

125 é o novo número para denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes do DF

Data:

Compartilhe:

 Secretaria de Justiça e Cidadania(SEJUS), implantou nesta segunda-feira(10), um novo número, com três dígitos, (125), para receber denúncias de violação de direitos de crianças adolescentes do Distrito Federal. A ligação para o tridígito 125 será gratuita e o serviço será coordenado pela Coordenação do Sistema de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente – CISDECA. O serviço já está disponível.

A criação do número é uma adequação à norma estabelecida pela Lei n. º 5.294, de 13 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre os Conselhos Tutelares do Distrito Federal. Na pandemia, os Conselhos Tutelares funcionam presencialmente de 2ª a 6ª, das 12h às 17h, mas fora desse período, o recebimento de denúncias é realizado pela CISDECA.

A Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente – CISDECA ‐ é um canal de comunicação entre a população e o poder público, com o objetivo de prestar orientações e esclarecimentos quanto aos direitos de crianças e adolescentes, além de registrar, sistematizar e monitorar as denúncias. No número 125 haverá o atendimento gratuito ao público que busca por informações e ações dos Conselhos Tutelares no plantão.

As denúncias também podem ser feitas pelo e-email: cisdeca@sejus.df.gov.br

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani fala sobre a importância do novo canal de atendimento para a população do DF. “Esse canal vai contribuir para que o atendimento ocorra sem interrupções, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Proteger nossos meninos e meninas é prioridade absoluta em todas as políticas públicas”.

Para Thereza de Lamare, Coordenadora do Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio, “o disque 125 vai agilizar a denúncia e permitir que os casos suspeitos de violência sexual cheguem mais rápido ao Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio, para que possamos atuar imediatamente na proteção das crianças e adolescentes”.

Equipe de Apoio

O enfrentamento às formas de violência da SEJUS conta com uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogas e pedagogas, capacitadas para o atendimento de vítimas no Centro 18 de Maio . Além disso, é realizado o atendimento psicossocial com o responsável da criança e do adolescente a fim de compreender o contexto familiar e socioeconômico e dar os devidos encaminhamentos para a rede de proteção.

Para fortalecer a Rede de apoio com as ações de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil, no dia 18 de maio, vai ocorrer o lançamento do folder informativo: ” O caminho da Prevenção”, que aborda questões relacionadas ao tema prevenção de violência de crianças e adolescentes.

O Disque 100, canal que já existe para denúncias em todo país, continua funcionando normalmente. As demandas que são referentes ao DF, serão encaminhadas à SEJUS.

Serviço:

Novo Canal de Denúncia

CISDECA :125
Funcionamento 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados.

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2
- Publicidade -publicidade
publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Escorpiões aterrorizam moradores da QE 19 do Guará II e Vigilância Ambiental faz visita técnica

Uma quadra emblemática, quando se trata na questão da saúde da população que ali reside. Será a proximidade do Parque Ezechias ? ou falta...

Estudantes do Guará aprendem filosofia e história em oficina com jogos de RPG

Projeto Distrito dos Dragões transforma sala de aula em um universo criativo de role-playing game e jogos de tabuleiro para auxiliar no processo de...

Deputado Gilvan Máximo homenageou os médicos de Brasília na Câmara Federal

Na última segunda-feira (11/11), a Câmara dos Deputados foi palco de uma Sessão Solene em Homenagem aos Grandes Médicos de Brasília. O evento, iniciativa...

CCBB traz para Brasília o espetáculo Leão Rosário no mês da celebração da consciência negra

A peça é uma adaptação de Rei Lear de Shakespeare trazida para a ancestralidade africana com concepção, atuação e dramaturgia de Adyr Assumpção, que...

Homem encontra ex mulher com outro no Guará I e o mata a facadas

No início da madrugada desta terça-feira (12), policiais militares do 4º Batalhão do Guará, atendendo ao chamado do Centro de Operações da Polícia Militar...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido