Reconhecida nacionalmente e realizada em Pirenópolis desde 2009, a FLIPIRI conta com a participação de autores e visitantes de todo o país, com destaque para o público do Centro-Oeste, sobretudo de Goiânia, Brasília e da cidade anfitriã
O prazer da leitura, a descoberta de novos mundos e a aventura do conhecimento inspiram mais uma edição da Festa Literária de Pirenópolis – FLIPIRI. Entre 6 e 9 de dezembro são esperadas cerca de 5 mil pessoas para desfrutar de uma programação estimulante composta por palestras, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, encontros com escritores, apresentações musicais e teatrais, debates, exposição, caminhada poética, livraria, saraus, oficinas e encontro de ilustradores. Tudo isso em meio a encantadora cidade goiana, tombada pelo Iphan como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

“A FLIPIRI se consolida como um tradicional destino literário do país, sediada em Goiás, estado que contribuiu para o rol de grandes escritores brasileiros como Bernardo Élis, Cora Coralina e José J. Veiga, todos já celebrados em edições passadas. Estamos felizes com o caminho que trilhamos, pois ao mesmo tempo em que alcançamos relevância nacional, mantemos o compromisso com a comunidade local, sobretudo a educacional”, explica Iris Borges, escritora, idealizadora, coordenadora- geral da FLIPIRI e vice-presidente do Instituto Cultural Casa de Autores (DF).
Chama a atenção a capacidade de o evento convergir abrangência com valorização de suas origens, o que se destaca tanto na reflexão suscitada pelo tema “Os Vários Brasis–As Belas Faces de um Povo”, como na instituição homenageada, a Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música — Aplam.
Como reflete o jornalista Maurício Melo Júnior, curador literário do evento e presidente do Instituto Cultural Casa de Autores, “vivemos num país continental, com incontáveis falares, mas nos entendemos como povo unificado pela língua e pelos sentimentos. Somos a mistura de portugueses, africanos e povos originários, as ‘três raças muito tristes’, segundo Vinícius de Morais. Mas desse advento de tristeza construímos celeiros de felicidades, o que está dito em nossa trajetória literária. Somos um único povo, uma única raça. Este é o lema, a convivência pacífica e fraterna entre irmãos que a FLIPIRI de 2023 quer difundir”.
Sobre a Aplam, a entidade é voltada para a salvaguarda da cultura e valorização dos talentos artísticos ligados a Pirenópolis, e estimula os talentos locais, promovendo a obra de quem já está no mercado através de concursos literários, saraus, palestras etc. “A homenagem e o reconhecimento deste evento servem de vetores para continuarmos a fazer mais e melhor”, afirma Aline Lobo, presidente da associação.
A FLIPIRI 2023 acredita no poder transformador da palavra e na expansão de horizontes políticos, econômicos, sociais e culturais por meio dos livros. No conceito curatorial do evento está a promoção da literatura independente, que aposta na pluralidade e numa atmosfera contemporânea para a festa do livro, da leitura e da literatura. Justifica-se, a partir dessa orientação, o convite a dezenas de autores, entre eles a professora Eda Machado (DF), a editora Leila Bortolazzi (SP) e o pesquisador na área de autismo e inclusão Dr. Lucelmo Lacerda (SP).
Na base do projeto idealizado por Iris Borges, está a FLIPIRI Itinerante, que fomenta o hábito da leitura desde a primeira infância com doação de livros e ações com a rede pública de ensino. Neste módulo, desenvolvido em colaboração com a Secretaria de Educação do município, sob o comando de Márcia Áurea, este ano as atividades priorizam a educação infantil e os anos iniciais, envolvendo 3 mil alunos e 200 educadores. Segundo Márcia, a ida do autor à escola é o momento mais esperado da festa. “Com exposições produzidas pelos próprios alunos, a FLIPIRI Itinerante se destaca pela diversidade artística e literária”. Em 2023, a primeira etapa aconteceu em novembro e esteve em oito escolas do campo. Já a segunda, de 6 a 8 de dezembro, contemplará outras 10 instituições.
Assim como o conteúdo, uma das características que faz da FLIPIRI uma experiência tão agradável é a própria cidade. A programação cultural se concentrará no Centro Histórico e, além da Escola Estadual Comendador Joaquim Alves, destaca dois aparelhos emblemáticos da cultura goiana: o Teatro Sebastião Pompêo de Pina e o Cine Theatro Pireneus. Entre uma atividade e outra, o cenário que combina a beleza da Serra dos Pireneus com a arquitetura colonial, encanta. Sem falar na convidativa gastronomia e nos passeios ecológicos. “A Flipiri conquistou lugar especial no calendário de festividades de Pirenópolis. É uma oportunidade para promover a literatura, fortalecer nossa cultura e impulsionar o turismo pedagógico”, destaca o prefeito Nivaldo Melo.
O Resort Santa Bárbara também abrigará momentos importantes, como as palestras “A leitura em minha vida e no Estado de Goiás”, com a dra. Fátima Gavioli, secretária de Educação de Goiás, e “A situação do livro, da leitura e das bibliotecas públicas em nosso país”, com Jéferson Assunção, diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura.
A FLIPIRI ainda promove o encontro da literatura com a música. A Secretaria de Cultura produziu um interessante Festival que movimentará o centenário teatro, recentemente restaurado e equipado de forma a comtemplar a acessibilidade. Como explica o secretário de Cultura Ronaldo Félix, serão dois dias para apreciar a qualidade e tradição das Bandas de Música de Pirenópolis, Corumbá, Cocalzinho, Jaraguá e Goianésia, ressaltando o quanto essa manifestação cultural segue forte no interior de Goiás.
Aberta ao público, a FLIPIRI, estenderá parte de sua programação ao mundo digital. Palestras e oficinas serão transmitidas via redes sociais e disponibilizadas na íntegra pelo canal de YouTube do evento.
Realizada pelo Instituto Casa de Autores e Secretaria de Educação de Pirenópolis, a FLIPIRI conta com o apoio institucional do Governo do Estado de Goiás, Villa do Comendador, Dádiva Hotel Boutique, IESB Centro Universitário, da Acisap e patrocínio do B3 Hotels.
PROGRAMAÇÃO
13ª FESTA LITERÁRIA DE PIRENÓPOLIS 2023
07 DE DEZEMBRO- FLIPIRI ITINERANTE
Das 9h às 11h / 14h30min às 16h30min – Escola Municipal Professora Olívia Conceição de Pina: Encontro com Iris Borges – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
Das 9h às 11h / 14h30min às 16h30min – Educandário Municipal Dom Bosco: Encontro com Clara Arreguy – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
Das 9h às 11h / 14h30min às 16h30min – Escola Municipal Prefeito Geraldo de Moraes: Encontro com a autora Débora Bianca – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
Das 9h às 11h / 14h30min às 16h30min – Escola Municipal Luciano Peixoto: Encontro com Hozana Costa – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
Das 9h às 11h – Escola Municipal Manoel Cardoso: Encontro com Taicy Ávila – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
07 DE DEZEMBRO- FLIPIRI
Das 9h às 11h – Cine Theatro Pireneus: Preparação para o Sarau – Liduína Bartholo e alunos da rede estadual de ensino
Das 16h às 17h – Cine Theatro Pireneus: Sarau dos alunos da rede estadual de ensino
18h30min– Resort Santa Bárbara: Sessão Solene com o curador Maurício Melo, Iris Borges, Presidente do Instituto Cultural Casa de Autores e Coordenadora geral da Flipiri; Nivaldo Melo, Prefeito de Pirenópolis; Márcia Áurea, Secretária de Educação de Pirenópolis; Aline Lobo, Presidente da APLAM (Associação Pirenopolina de Letras, Artes e Música)
19h – Resort Santa Bárbara: palestra “A leitura em minha vida e no estado de Goiás”, com a dra. Fátima Gavioli, Secretária de Educação de Goiás
20h – Resort Santa Bárbara: palestra “A situação do livro, da leitura e das bibliotecas públicas em nosso país” – Jéferson Assunção, Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura
20h45min – Resort Santa Bárbara: Confraternização com café.
21h – Restaurante Art & Bar: Encontro Lítero-musical, lançamento de livros, sessão de Autógrafos, contação de história e apresentação musical.
08 DE DEZEMBRO- FLIPIRI ITINERANTE
Das 9h às 11h/Das 14h30min às 16h30min – Creche Criança Cidadã: Encontro com André Cerino – Bate-papo com o autor sobre suas obras.
Das 9h às 11h/Das 14h30min às 16h30min – Complexo Municipal de Educação Infantil: Encontro com Clara Arreguy e Taicy Álvila – Bate-papo com as autoras sobre suas obras.
Das 9h às 11h/Das 14h30min às 16h30min – Escola Municipal Dom Emmanuel Gomes de Oliveira: Encontro com Liduína Bartholo – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
Das 9h às 11h/Das 14h30min às 16h30min – Aldeia da Paz: Encontro com Débora Bianca – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
08 DE DEZEMBRO- FLIPIRI
Das 8h30min às 10h30min – Passeio na cidade (Walking tour) seguindo os pontos turísticos do livro “Venha conhecer Pirenópolis”, com Iris Borges, Sérgio Pompêo e a comunidade em geral.
Das 14h30min às 16h – Cine Theatro Pireneus: Palestra “O papel do Banco Central na Vida dos Brasileiros” – Paula Oliveira e Gilneu Vivan – para alunos da rede estadual de ensino e comunidade
Das 16h às 18h – Cine Theatro Pireneus: Lançamentos de livros e sessões de autógrafos – autores independentes
Das 16h30min às 18- – Cine Theatro Pireneus: Palestra e sessão de autógrafos do livro “O quanto eu caminhei. Vida e Educação”, com a professora Eda Machado.
Das 18h30min às 20h30min – Colégio Estadual Joaquim Alves: Oficina de Sensibilização – “Multiplicadores da Narrativa”, com Ângela B. Café
Das 8h30min às 20h30min– Colégio Estadual Joaquim Alves: Oficina de Especialização – “A fantástica Matemática”, com Maria das Dores Brigagão
Das 18h30min às 20h30min – Colégio Estadual Joaquim Alves: Oficina de Especialização – “Pintura em aquarela”, com Thamara Saraiva e Jean Fernando
18h – Cine Theatro Pirineus: Show de talentos da cidade – Apresentação de Liduína Bartholo (Inscrições no local)
20h30min – Teatro Sebastião Pompêo de Pina: Festival com a Banda 13 de maio, de Corumbá e Banda 3 de Julho, de Cocalzinho
09 DE DEZEMBRO- FLIPIRI
Das 10h às 12h – Cine Theatro Pireneus: Encontro de Ilustradores com exposição de obras de Claudimar Pereira, Cacá Soares, Keith Dalmon, Sérgio Pompêo. Medição de André Cerino
Das 13:30min às 14:30: Cine Theatro Pireneus: Palestra “O quanto eu caminhei. Vida e Educação” com a professora Eda Machado, seguida desessão de autógrafos no saguão do teatro.
min palestra e, a seguir, autógrafos no saguão do cinema
Das 15h às 17h – Cine Theatro Pireneus: Mesa redonda “Como anda o mercado editorial no Brasil e no mundo?”, com Leila Bortolazzi (Editora Melhoramentos) e Clara Arreguy (Outubro Edições). Medição de Iris Borges (Arco-Iris Livros).
20h – Teatro Sebastião Pompêo de Pina: Festival com apresentação da Bandas Santa Cecília e Lira Jaraguaense, de Jaraguá; Phoenix, de Pirenópolis e Lira Musical Orcena, de Goianésia
SERVIÇO: