24.5 C
Brasília

São João do Guará até domingo

Data:

Compartilhe:

Organização espera mais de 50 mil pessoas durante os quatro dias de evento

Caminhando a passos largos para quase uma década de existência e consolidada como a maior festa da cidade, São João do Guará chega a sua sétima edição a partir desta quinta-feira (20). Com expectativa de mais de 50 mil pessoas, a festa ocorre na E 19/30, ao lado do Edifício Consei e vai até domingo (23), sempre a partir das 17 horas.

“Tudo foi pensado nos mínimos detalhes”, destaca Mayara Franco, uma das organizadoras do evento. “Passamos até uma temporada no Nordeste para deixarmos tudo com a cara de Raízes do Serão, que é o nosso tema neste ano”, comenta a promotora.

Trio Siridó, daqui a pouquinho na abertura do São João do Guará

“Sentimos que o DF precisava de uma grade festa fora do Plano Piloto. Tudo era muito concentrado no centro. Aliado a isso, percebemos a necessidade de fortalecer o Guará e acabou dando certo demais”, lembra Tâmara Mansur, também responsável pela organização da festa.

Na edição passada, o São João do Guará foi eleito um dos maiores do Distrito Federal, segundo a Associação de Quadrilheiros de Brasília; recebendo da Câmara legislativa o título de Patrimônio Imaterial da cidade.

Atrações
Abre a festa, na noite desta quinta-feira (20), o tradicional Trio Siridó. Com 52 anos de estrada, o grupo sobe ao palco já na abertura do evento, juntamente com a banda Lampião Elétrico. Além deles, a noite tem a apresentação da Quadrilha Chapéu de Palha.

Liderados por Torres do Rojão, fundador e único integrante da formação original, o trio promete buscar as raízes do sertão, que também é o tema da festa guaraense neste ano. Paraibano, ele tem 81 anos e nasceu em Campina Grande (PB). A primeira experiência do musicista nos palcos, felizmente, foi ao lado de Luiz Gonzaga, “o grande mestre”. O músico chegou em Brasília em 1962, criando a banda 10 anos mais tarde. Da capital federal, nunca mais saiu.

Na sexta-feira (21), quem comanda a festa é o Trio Topxote e a dupla Priscila Arêba e Adriano teclas. A poeira sobre com a coreografia animada da Quadrilha Estrela de Prata. O sábado (22) tem o comando de Rick e Rangel e o Trio Farinha com Rapadura, além da tradicional Quadrilha Pinga em Mim.

Encerra a celebração o versátil Trio Bacurau Arretado, o cantor Leon Correia e a Quadrilha Mala Véia. Nesse último dia, ainda ocorre a apresentação cultural do Teatro de Bonecos Mamulengo.

De acordo com a organização, são esperadas cerca de 50 mil pessoas para desfrutarem de comidas típicas, bebidas, um bom papo à beira da fogueira e, para a criançada, o famoso parque de diversões.

Tema
Com o objetivo de exaltar o povo, as histórias e os costumes do interior nordestino, o tema deste ano é Raízes do Sertão e a expectativa é atrair ainda mais gente em relação ao ano passado.
Por falar nos milhares participantes da edição passada, o São João do Guará foi eleito um dos maiores do Distrito Federal, segundo a Associação de Quadrilheiros de Brasília; recebendo da Câmara legislativa o título de Patrimônio Imaterial da cidade.

Serviço
7º São João do Guará
De 20 a 23 de Junho
EQ 19/34 (Edíficio Consei) – Guará II
A partir das 17h
Ingressos: R$ 20
Na bilheteria do local ou pelo site Sympla
Classificação indicativa livre

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Cidade Estrutural recebe novas oficinas gratuitas de crochê com foco em geração de renda

A comunidade da Cidade Estrutural receberá, a partir do dia 7 de julho, a nova etapa do projeto Vigília Cultural Artesanato Empreendedorismo & Formação,...

Estudantes conscientizam motoristas em blitzes educativas contra incêndios no DF

Ações em Brazlândia e no Lago Oeste, na sexta (4), marcaram o encerramento do cronograma de prevenção a queimadas com mobilização de órgãos ambientais...

Férias escolares: Zoo de Brasília abre às portas amanhã, 7 de julho

Espaço havia sido fechado como medida de segurança após casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP); vistorias técnicas apontaram estabilidade epidemiológica e descartaram...

Cadastro Mais Protetor vai mapear entidades e voluntários dedicados à proteção de cães e gatos

Objetivo da ação, que será lançada na segunda-feira (7), é consolidar uma base de dados confiável para fortalecer a articulação com quem está na...

CEB Ipes lança atendimento por WhatsApp para facilitar pedidos de manutenção dos cidadãos no DF

Novo canal permite registrar demandas de iluminação pública diretamente pelo celular, com mais agilidade e praticidade Agora ficou mais fácil acionar a CEB Ipes para...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido