27.5 C
Brasília

Maktub: O destino da moda é você na Praça da Bíblia em Ceilândia

Data:

Compartilhe:

Desfile da coleção autoral Maktub, de Rosangela Buerger, em 26 de setembro, é um dos destaques do Festival de Música Negra, que tem entrada franca

Junto com o projeto Brechozadah, a estilista e professora de moda Rosangela Buerger participa do Festival de Música Negra, que movimenta a Praça da Bíblia, em Ceilândia, de 24 a 26 de setembro. Ela levará ao evento a coleção “Maktub: O destino da moda é você”, desenvolvida dentro de conceitos que destacam sustentabilidade, economia circular e criativa e inclusão social. Além do desfile da coleção autoral, o projeto Maktub, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, oferecerá workshops de moda, sendo um deles de customização de roupas com  graffiti e brindará o público com um pocket show com os rappers Rivas e Ravel acompanhando da DJ Tânia.

Ravel e Rivas são os grafiteiros do momento

A coleção tem um significado especial para Rosângela, que há mais de 42 anos se movimenta no universo da moda, dos bastidores, passando pela sala de aula, até a criação. “Maktub é uma demonstração concreta de como a arte e a cultura, em suas mais diferentes manifestações, têm a capacidade de transformar e melhorar o mundo em que vivemos”, defende a criadora.

A coleção dialoga com a Street Art, através do graffiti e, embora bastante contemporânea, flerta com o clássico, trazendo peças de alfaiataria, por exemplo. A técnica escolhida por Rosangela foi, predominantemente, a da customização, o que evidencia o caminho da sustentabilidade. “Do processo de concepção à confecção, chegamos a looks exclusivos. Com base no reaproveitamento de algumas peças, mesclamos tecidos nobres como o linho, rendas, tules e cambraias de linho com o nosso jeans do dia a dia. Buscamos dar o mesmo peso à criatividade e à responsabilidade na construção das peças para reforçar o compromisso com o consumo e produção consciente”, arremata Rosangela.

Amei este estilo de jeans, todo costumizado

Além de todo o conceito e estilo envolvido, Maktub recebeu uma camada extra de arte com a intervenção dos pinceis e sprays do graffiteiro Rivas. “As peças buscam interagir e intervir de forma real com o cotidiano urbano através de cores, letras, palavras, personagens e frases que protestam e fortalecem a paz, esperança e fé num amanhã sempre melhor”, afirma o artista. Composta por 28 peças, a está disponível para venda através de catálogo eletrônico LINK.

A escolha do local de apresentação da coleção é estratégica, considerando um dos objetivos do projeto de descentralizar os eventos de moda, levando para as regiões periféricas autoestima, arte e oportunidade.

Workshops

Parte importante do projeto se refere aos workshops sobre customização ministrados nos eventos. Enquanto Rivas abordará a aplicação do graffiti nas roupas, Rosangela compartilhará o seu know-how para a produção de novas peças a partir de outras já existentes. Apesar de ser aberto a todos que tenham interesse no assunto, a produção se movimenta para garantir a participação de mulheres da comunidade com vista ao empreendedorismo. A ideia é contribuir para que elas adquiram ferramentas para buscar suas independências econômicas e, em muitos casos, afastem-se de situações de exploração e violência doméstica

A customização é uma arte que pode ser inserida no debate da busca de um consumo mais sustentável, capaz de transformar peças de roupas não mais utilizadas ou antigas em itens exclusivos e personalizados. As peças customizadas atraem a atenção de pessoas de diversos níveis de renda, tanto pela ideia de adquirir um item exclusivo quanto pela aquisição de um produto mais sustentável. Deste modo, a prática pode auxiliar na geração de renda, principalmente porque o custo com materiais para a produção de peças exclusivas é baixo.

A moda baseada na prática da customização, por não exigir grandes investimentos de capital, pode ser mais facilmente produzida pela população de maior vulnerabilidade no Distrito Federal. Então, o que se pretende é estimular o desenvolvimento social da população em situação de vulnerabilidade social.

Sobre Rosangela

Formada em design de modas em 2010, começou a trabalhar no mercado bem antes disso em áreas como produção e vendas, compra de materiais e criação de coleção. Como professora de moda, ministrou inúmeras disciplinas no Iesb, Senai, Senac, atuando, também, em projetos especiais dessas instituições e de tantas outras, como Sebrae e ICMBio. Trabalhou para várias empresas privadas do Distrito Federal e chegou a ter suas próprias marcas: Mabelle e Marias Modas Gestante.

Ao longo dos anos desenvolveu talentos em vários segmentos da moda. É estilista, costureira, modelista, pilotista, ou seja, uma profissional da moda completa.

Serviço

Maktub no Festival de Música Negra

24/09, às 17h: Workshop de customização/ Rosangela Buerger

25/09, às 17h: Workshop de customização em roupas com graffiti com Rivas

26/09, às : Desfile coleção autoral Maktub com Pocket Show Rivas e Ravel e DJ Tânia

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Fluminense: incompetência ofensiva

Por Raimundo Ribeiro O Fluminense entrou em campo precisando da vitória, de pelo menos 1 gol para igualar o marcador que trazia da quarta feira.Mas...

Frequentadores do Bar Oásis criam vakinha virtual, após incêndio no Polo de Moda do Guará II

O fato ocorreu na QE 40 (SRIA II), Rua 1 do Polo de Moda, em um imóvel comercial, na madrugada do dia 14/03, por...

Casa de Jorge recebe noite de samba e forró em Brasília com 7naRoda

Evento reúne os grupos 7naRoda e Forró Cobogó, nesta sexta-feira (14) Dobradim é o encontro de dois patrimônios da música brasileira: o samba e o forró. No...

Clube Águia DF faz atividades de esportes e lazer neste domingo na área do CAVE no Guará

Neste domingo, 16/03, das 9 às 12 horas, o Clube Águia DF ( Clube dos Desbravadores da Associação do Planalto Central) vai fazer acontecer...

Funcionários do Parkshopping no Guará são capacitados Por Todas Elas

Treinamento busca oferecer atendimento humanizado e sigiloso para mulheres vítimas de violência; mais de 400 profissionais já foram capacitados O combate à violência contra a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido