22.5 C
Brasília

COMPRAS DE NATAL – PARTE 2

Data:

Compartilhe:

Por ILDECER AMORIM

No artigo anterior, falamos e reiteramos aqui, que para evitar transtornos, é importante realizar uma pesquisa de preços, pois o valor de um mesmo produto pode variar bastante de um estabelecimento para outro.

A verificação da possibilidade de troca do presente é um cuidado que se deve ter, pois, as lojas são obrigadas a efetuar a troca somente em caso de defeito.

O que orientamos é que o consumidor informe que será um presente e já negocie a possibilidade de troca do produto diretamente com a loja e, fazer constar na nota fiscal ou na etiqueta um prazo para essa troca.

Alguns estabelecimentos usam cartões de troca para serem colocados dentro do presente. Verificar se consta a data da compra e o prazo dado. Para facilitar a troca, algumas lojas imprimem uma nota fiscal especial, sem o valor do produto, que acompanha o presente. Assim, o preço da mercadoria fica registrado no sistema da loja, para conferência na hora da substituição.

O produto a ser trocado tem que está em perfeitas condições, e o consumidor deve leva-lo para a loja na embalagem, mesmo se aberta e com a etiqueta.

Com relação à compra de brinquedos, é recomendável também verificar a indicação de faixa etária do produto, além do selo de garantia do Inmetro que atesta a procedência e segurança.

Ao não permitir o teste de eletrônicos, eletroportáteis e brinquedos, que é direito do consumidor, a loja fica obrigada a fazer a troca imediata do produto se o consumidor, ao chegar em casa, verificar que há defeito.

O consumidor que não teve o produto entregue na data contratada pode escolher:

Aceitar um novo prazo ou rescindir o contrato com a devolução do que fora pago devidamente atualizado.

Pagamentos feitos à vista ou com boleto bancário devem ser restituídos imediatamente. Tudo deve ser documentado.

Após as festas, as lojas, começam a fazer promoções e o preço dos produtos despencam 40%, 50%. Nesses casos, se o consumidor for fazer alguma troca, pode exigir que o crédito seja feito no valor da nota fiscal, e não no novo preço com desconto.

Na hora da troca, vale o preço do produto no ato da compra. Lembrando que se a substituição for por uma mercadoria de valor inferior, a diferença deve ser compensada com a escolha de um outro produto, já que dificilmente a loja vai pagar o restante em dinheiro.

Quando há promoção em todas as mercadorias, por exemplo, é possível que seja considerado apenas o valor promocional tanto para a peça devolvida, quanto para os novos objetos escolhidos, uma vez todos estarão com preço reduzido.

Os produtos em promoção (sem defeito) também seguem a política de troca estabelecida pelo fornecedor, ou seja, a troca é opção do lojista, mas deve ser informada sempre ao cliente.

Se tiver algum problema e não conseguir resolver, diretamente, com o lojista, não deixe de exigir o seu direito nos órgãos de defesa do consumidor e/ou na justiça.

Boas compras!!

Ildecer Amorim é advogada especialista em Direito do Consumidor

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Cadastro Mais Protetor vai mapear entidades e voluntários dedicados à proteção de cães e gatos

Objetivo da ação, que será lançada na segunda-feira (7), é consolidar uma base de dados confiável para fortalecer a articulação com quem está na...

CEB Ipes lança atendimento por WhatsApp para facilitar pedidos de manutenção dos cidadãos no DF

Novo canal permite registrar demandas de iluminação pública diretamente pelo celular, com mais agilidade e praticidade Agora ficou mais fácil acionar a CEB Ipes para...

Fluminense: vitória da alma tricolor

Por Raimundo Ribeiro: O Fluminense entrou em campo para enfrentar o poderoso Al Hilal que eliminou o Manchester City.Foi um primeiro tempo cauteloso, com os...

Edital da Terracap tem 4 lotes para concessão no Polo de Moda do Guará II

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) lançou o novo edital de licitação pública do Programa de Apoio ao ​Desenvolvimento do Distrito Federal...

Projeto Voz Ativa transforma escolas públicas do DF em laboratórios de inovação e escuta ativa com uso de IA

Iniciativa do Instituto MultipliCidades com apoio do MCTI e da Secretaria de Educação do DF já alcança mais de 70 escolas, mapeando emoções, desigualdades...

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo o artigo, bem esclarecedor e objetivo. Não devemos deixar passar desapercebidos nossos direitos, muitas pessoas nem ao menos sabem o que verdadeiramente são os seus direitos. Mais uma vez parabéns por esse espaço esclarecedor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido