Distribuídos para servirem de apoio à coleta seletiva implantada no Distrito Federal, os papas recicláveis chegaram às regiões administrativas em meados de setembro, ao todo foram instalados 140.No Guará, apenas 11, em locais pouco conhecidos e quase sem divulgação. A meta do Serviço de Limpeza Urbana, SLU, é instalar mais 104 em várias localidades.
O Blog da Zuleika questionou o SLU sobre onde estão os equipamentos e recebeu a resposta para procurar pela internet. No link abaixo você pode conferir a localização de cada um: https://goo.gl/maps/KQ2ZfqbRQyri3sVV8
Ou seja, já é difícil o hábito dos moradores de separar o lixo seco do lixo molhado, e após faze-lo tem que procurar os locais para descartá-los. Eu, já vi dois: um em frente ao bloco situado em frente á Igreja Filadélfia, no Guará II e outro no Guará I, na entrada de quem vai para a loja física da CEB, próximo ao posto de gasolina. Se você souber de mais algum nos avise que divulgaremos. Vale ressaltar que no local podem ser descartados papel, papelões, garrafas pets e metal.
O ecolixo verdinho, da Green Ambiental, pioneira na implantação deste tipo de conteiner no Distrito Federal, é para descartar vidros. No Guará, existem quatro: um na Administração Regional, Outro na QI25, próximo ao Chiquinho Sorvetes, no Supermercado Dona de Casa e outro na Horta Comunitária, localizada na QE38.
Ainda tem esta diferença que devemos observar: o azul é para materiais que não quebram. o verde é para vidros. Temos muito que aprender na educação ambiental. Nosso clima está desta forma devido ao preços que estamos pagando por não observar que a natureza nos cobra mais cuidados. Deixar lixo na rua e em locais ermos, além de ser crime previsto em lei, é um descaso com nosso meio ambiente.