22.5 C
Brasília

O feminicídio bateu às portas do STF: Luiz Fux e à corte abrem os olhos para a realidade de violência das mulheres brasileiras

Data:

Compartilhe:

Vítima de um atroz feminicídio praticado pelo seu ex-marido às vésperas do Natal, 24/12, a juíza Viviane Vieira teve sua precoce morte lamentada por vários tribunais de justiça brasileiros, e até a Suprema Corte Brasileira, o Supremo Tribunal Federal, se manifestou para o óbvio: a violência contra a mulher não tem classe social, curso superior e nem concurso público que a combata com eficiência. Todas as mulheres estão sujeitas a ter sua vida ceifada a qualquer momento, apenas por dizer não.

O Blog da Zuleika faz parte do Instituto Feminicídio Não no Distrito Federal e os relatos de abusos sofridos por mulheres são diários. As que sobrevivem às tentativas de feminicídio nunca mais são as mesmas. Vivem sobre a sombra do medo e da vergonha. As que se vão pelas mãos dos seus algozes nos deixam uma lição de que é preciso avançar nas leis de proteção às vítimas de abusos físicos e mentais.

A juíza Viviane foi morta na frente das três filhas

A morte da juíza de Direito, Viviane Vieira, despertou a letargia do STF diante da tragédia que muitas sofrem em silêncio. Vejam o pesar do presidente Luiz Fux:

No texto, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, disse que a tragédia contra a mulher – as agressões na presença das filhas, a impossibilidade de reação e o ataque covarde – entrou nas casas em pleno Natal.

O ministro Luiz Fux, quer comprometimento para erradicar a violência doméstica no Brasil

Fux expressa comprometimento com o desenvolvimento de ações que identifiquem a melhor forma de prevenir e de erradicar a violência doméstica contra mulheres no Brasil.

Ele encerra o documento declarando que a morte da juíza Viviane Vieira Arronenzi demonstra que é urgente o debate do tema e a adoção de ações conjuntas e articuladas para o êxito na mudança desse doloroso enredo pelas mulheres e meninas do Brasil.

Neste mês de dezembro, onde as bebidas são consumidas em alto grau e as festas agora são nas residências devido à pandemia da Covid-19, os ânimos afloram e tudo pode terminar em tragédias.

Foi o caso de Kenia Oliveira César que vive um relacionamento abusivo e manipulador há dez anos com seu companheiro, que já ultrapassou o relacionamento a dois e a violência passou para toda a família, que também a agridem. Seus relatos são fortes e emocionam pela forma como é tratada pela família que devia acolhe-la com amor e carinho. De ameaças às lesões corporais, conforme fotos abaixo:

Kênia atualmente está refugiada na casa de sua mãe, que mora no Guará
A ocorrência foi registrada na 13ª DP, de Sobradinho
Toda machucada, ela segue em busca de justiça e já procurou à Provid

Para Lucia Erineta de Ceia, presidente do Instituto Feminicídio Não, a luta pelas mulheres é diária-Trabalhamos com o empoderamento feminino para que elas sejam capazes de se libertar do agressor. Que abram os olhos que a violência só pode terminar em tragédia .São sequelas que ficam para sempre em nossas vidas, como no meu caso, que sobrevivi duas tentativas de feminicídio e hoje, ajudo às outras a se curarem da feridas da alma- diz em relato contundente.

*Texto de Zuleika Lopes com informações do site da EBC

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Cadastro Mais Protetor vai mapear entidades e voluntários dedicados à proteção de cães e gatos

Objetivo da ação, que será lançada na segunda-feira (7), é consolidar uma base de dados confiável para fortalecer a articulação com quem está na...

CEB Ipes lança atendimento por WhatsApp para facilitar pedidos de manutenção dos cidadãos no DF

Novo canal permite registrar demandas de iluminação pública diretamente pelo celular, com mais agilidade e praticidade Agora ficou mais fácil acionar a CEB Ipes para...

Fluminense: vitória da alma tricolor

Por Raimundo Ribeiro: O Fluminense entrou em campo para enfrentar o poderoso Al Hilal que eliminou o Manchester City.Foi um primeiro tempo cauteloso, com os...

Edital da Terracap tem 4 lotes para concessão no Polo de Moda do Guará II

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) lançou o novo edital de licitação pública do Programa de Apoio ao ​Desenvolvimento do Distrito Federal...

Projeto Voz Ativa transforma escolas públicas do DF em laboratórios de inovação e escuta ativa com uso de IA

Iniciativa do Instituto MultipliCidades com apoio do MCTI e da Secretaria de Educação do DF já alcança mais de 70 escolas, mapeando emoções, desigualdades...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido