20.5 C
Brasília

Sol de verão :câncer de pele avança entre homens e mulheres

Data:

Compartilhe:

O câncer de pele é o mais frequente entre homens e mulheres e representa quase 30% de todos os tipos da doença. O Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca) estima 185.380 novos casos de câncer de pele melanoma e não melanoma por ano para o triênio 2020/2022, sendo 87.970 em homens e 97.410 em mulheres.

As mortes pelo câncer não melanoma chegam a 1.358 em homens e 971 em mulheres, segundo dados de 2018 do Ministério da Saúde, os mais recentes. Já as mortes por câncer de pele melanoma no Brasil foram 1.038 para homens e 753 mulheres. A pele é o maior órgão do corpo humano.

O diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni, explicou à Agência Brasil que 95% dos cânceres de pele são do tipo não melanoma (divididos 70% de carcinoma basocelular e 25% de espinocelulares ou carcinomas epidermoides) e 5% de câncer melanoma, de comportamento mais agressivo. Todos os cânceres de pele são malignos, ressaltou o oncologista.

Além dos cuidados que a pessoa deve ter durante a pandemia do novo coronavírus, como uso constante de máscara facial e de álcool gel, lavar as mãos e evitar aglomerações, a Fundação do Câncer alerta para a prevenção do câncer de pele na campanha Dezembro Laranja, que tem como slogan “Faça da sua prevenção um hábito”.

“Não é hora de ir para a praia”, advertiu o especialista, referindo-se não só ao risco de pegar a covid-19, como também à exposição ao sol nesta época do ano, que pode gerar o aparecimento do câncer de pele.

Prevenção

No próximo dia 21, começa o verão, época de calor mais intenso e temperaturas elevadas. Por isso, a Fundação do Câncer está incentivando que a prevenção ao câncer de pele se torne uma rotina na vida das pessoas. “Ou seja, deixa de ser uma coisa eventual e passa a ser um hábito”.

A campanha destaca a importância de evitar ao máximo a exposição aos raios ultravioletas intensos, que ocorrem entre 10h e 16h; usar sempre protetor solar nas áreas expostas, independentemente de ir à praia. “Outra coisa é que, se você vai se expor ao sol, procure usar também protetores físicos, como boné, chapéu, roupas de proteção UV, óculos escuros, sombrinha, guarda-sol, e ficar o máximo de tempo na sombra”.

“O melanoma é uma lesão que quanto mais rápido se diagnosticar, melhor”. O primeiro tratamento, nesse caso, é a cirurgia. O câncer de pele melanoma tem a característica de evoluir mais rápido e dar metástase no corpo. “É uma doença para a qual a pessoa tem que estar ligada”, alertou o diretor da Fundação do Câncer.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

O que a CPI das Bets tem a ver com seu regime de bens?

Por Rúbia Rodrigues Recentemente, uma das figuras mais influentes das redes sociais brasileiras, a empresária e influenciadora digital, Virgínia Fonseca, teve seu nome projetado com...

Enxaqueca atinge 1 em cada 7 brasileiros e incapacita o trabalhador, afirma especialista

Silenciosa, persistente e incapacitante. A enxaqueca, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), está entre as dez doenças mais incapacitantes do mundo. No Brasil,...

Defensoria Pública do DF lança Projeto Longevidade a idosos em vulnerabilidade nesta sexta-feira (13)

DPDF Longevidade ocorrerá no dia 13 de junho, das 9h às 15h, no Nuclão da instituição, Asa Norte, próximo do HRAN, com serviços nas...

Atenção: bandeira tarifária de energia em junho é a vermelha não esqueça de economizar

Aneel confirmou cobrança adicional de R$ 4,46 para cada 100 kWh consumidos. Confira algumas orientações da Neoenergia Brasília para não sentir o efeito da...

Comandante do 4º BPM faz alerta à comunidade, após militares recuperarem celular furtado na QE 32 do Guará

Na madrugada de segunda-feira (09), por volta das 2h, policiais militares do 4º Batalhão recuperaram um aparelho celular com registro de furto durante patrulhamento...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido