32.5 C
Brasília

Quatro viaturas dos Bombeiros ficarão disponíveis no Guará para atendimento de pacientes com covid-19

Data:

Compartilhe:

 Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) retomaram a cooperação para a remoção inter-hospitalar de pacientes acometidos com a covid-19. O serviço havia sido interrompido, em outubro passado, por falta de demanda. A finalidade da parceria é agilizar o transporte desses pacientes na rede hospitalar para que haja a desocupação dos leitos de UTI de maneira mais célere, aumentando, assim, as vagas disponíveis para acomodar os pacientes que apresentam quadro clínico mais grave e que necessitam de suporte avançado.

“Isso vai agilizar o serviço de remoção e tornar o fluxo de liberação de leitos de UTI mais rápido, pois os pacientes que receberam alta da UTI serão transferidos para as enfermarias nas viaturas do Corpo de Bombeiros”, informa o secretário adjunto de Assistência, Petrus Sanchez.

As viaturas estarão à disposição para atender, inicialmente, os transportes do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e Hospital de Campanha da PMDF, podendo ser ampliado de acordo com a demanda.

O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, podendo ser estendido aos finais de semana. O fluxo de pacientes será feito da seguinte maneira: após liberado da UTI, será verificado de qual região de saúde o paciente faz parte. Então, ele será transportado para uma enfermaria de sua região de saúde. Por exemplo: o paciente estava na UTI do HRC, mas é morador do Gama. Quando receber alta da UTI será transportado para uma enfermaria na Região de Saúde Sul, da qual o Gama faz parte.

O Corpo de Bombeiros colocou quatro viaturas tipo ambulância à disposição para atendimento de pacientes acometidos pela covid-19 e que necessitam de remoção de uma unidade para outra. São duas unidades de suporte intermediário, compostas por um condutor dos bombeiros e um enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e duas unidades de suporte básico, constituídas de um condutor do bombeiros e um técnico de enfermagem do Samu.

De acordo com Tiago Pessoa, gerente de Regulação de Transporte Sanitário, o serviço de locomoção nas viaturas do Corpo de Bombeiros agora será regulado, visando colocar o recurso onde realmente há necessidade. “A regulação otimiza o serviço, pois enviaremos as ambulâncias de acordo com a demanda de cada região de saúde. Vale lembrar que o transporte de pacientes graves continuará sendo feito pelo Samu, pois as viaturas do CBMDF não possuem equipamentos avançados para pacientes com ventilação mecânica”, informa.

Na primeira fase da cooperação, ocorrida entre julho e outubro de 2020, o CBMDF apoiou em 1.370 transportes sanitários de pacientes com covid-19 e havia uma viatura por região de saúde, totalizando sete. Agora, as quatro viaturas disponíveis ficarão no Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar, no Guará.

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2

━ Relacionadas

Pré-estreia do documentário Conexões Atípicas leva emoção a Centro de Educação Especial 01 do Guará

Projeto de mãe e professora autista realiza oficinas de dança e canto para estudantes especiais e gera documentário, a ser apresentado no dia 16...

Disputas familiares marcam herança do apresentador Cid Moreira

Falecimento do apresentador reacende os conflitos com seus filhos. Neste domingo, 6/10, o programa Fantástico da Rede Globo, fará um grande retrospectiva da sua...

SLU oferece serviço de coleta de resíduos de caixas de gordura de cozinha

O recolhimento é feito a partir de um pedido pelo telefone 162, garantindo o descarte correto A cada três meses, a aposentada Odete Fernandes, 74...

Incêndio florestal na região do Parque Ecológico Ezechias Heringer, Guará – DF mobiliza Bombeiros e ICMbio.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal atendeu essa ocorrência às 9h11 do dia 05/10/2024 empenhando 08(oito) viaturas Chegando ao local, as equipes de...

Sem braços, sem pernas e sem limites: Tiago Linck compartilha sua jornada na Aurora Coop

Sem braços, sem pernas e sem limites. Com esse lema, Tiago Linck, jovem de 17 anos com a rara síndrome de Tetra-Amélia, percorre o Brasil contando...

1 COMENTÁRIO

  1. Olá Zuleika!
    É muito bom acompanhar o seu blog e ter informações do que acontece no Guará I e II. Parabéns!…

    * VC tem informações sobre um projeto desenvolvido pra uma nova feirinha e uma estação rodoviária nas quadras novas abaixo da QE 38?
    * E sobre a ferrovia que passa logo abaixo da 38 rumo a 40… Teremos alguma estação por ali abaixo da 38?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido