Na manhã do último sábado 17, a Horta Comunitária do Guará inaugurou o sistema de irrigação por aspersão em substituição ao anterior feito manualmente. O novo sistema composto por aspersores de alta pressão simula uma chuva artificial que cai sobre as plantas num raio de até 14 metros de distância possibiltando a estabilidade hídrica de toda a horta de 2.500 metros quadrados.

Para a engenheira ambiental Karoline Caixeta do Instituto Arapoti, que acompanhou a instalação da equipe técnica da Rural Top, o novo sistema além de reduzir o tempo e os esforços fisicos com a irrigação, favorece o desenvolvimento mais rápido das hortaliças em até menos 15 dias.
A conquista há muito esperada pelos integrantes do Projeto, só foi possivel graças ao apoio recebido do voluntário Chef Vinícius Rossignoli com a doação de parte dos materiais a exemplo de aspersores, tubulações, conexões, entre outros, o que facilitou ao Projeto complementar com a mão-de-obra qualificada.

A idealizadora do Projeto Horta Comunitária do Guará, Dái Ribeiro, comemorou com alegria o avanço que segundo ela, irá resolver em até 100% o problema de irrigação antes feito com muito esforço manualmente. Dái agradeceu a doação de Rossignoli e toda a equipe de apoio que acompanhou a instalação durante a sexta-feira para garantir a entrega no encontro de sábado.
Participaram da inauguração além do apoiador Chef Vinícius Rossignoli, a equipe de instalação formada por Karol Pacheco e os voluntários Carlos Henrique, Domingos e Marino do Instituto Arapoti e os demais voluntários presentes no Encontro Comunitário. Reportagem da jornalista Ana Maria Oliveira