17.5 C
Brasília

Via Caeli: nova escola clássica católica se lança a um desenvolvimento espiritual, moral e pedagógico

Data:

Compartilhe:

A Educação está centrada na pedagogia jesuíta, com foco na formação em virtudes

Com o pátio repleto de pais atentos às orientações, foi realizada a primeira reunião de formação com o Diretor Espiritual voluntário da instituição, padre Fernando Rebouças.

No último sábado (22), os responsáveis pelos alunos da escola Via Cæli, localizada em Águas Claras, participaram do encontro em que o sacerdote apresentou o formato do acompanhamento espiritual. A proposta inclui formação espiritual e humana dos professores, devocionais disponibilizados em uma plataforma digital, além de atendimentos presenciais às famílias.

Em formação desde 2019 e inaugurada em janeiro de 2025, a Via Cæli tem como proposta oferecer uma educação católica clássica voltada à formação integral do ser humano. O ensino baseia-se na pedagogia jesuíta, e o material didático é totalmente alinhado ao Magistério da Igreja. Um dos princípios norteadores da instituição é o que é “bom, belo e verdadeiro”, conceito que desdobra diversas outras virtudes. O outro é “a graça pressupõe a natureza”, de Santo Tomás de Aquino, que inspirou a escola a garimpar o melhor das “tecnologias” modernas de desenvolvimento humano para nortear a formação dos professores e alunos em Humanidades.

Padre Fernando: nosso foco é a educação integral do ser humano

Quanto a essa formação humana, o grande diferencial da Via Cæli é o conjunto de abordagens baseadas em conhecimentos modernos que impulsionam o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Esse conteúdo será transmitido diretamente aos professores e alunos do ensino médio (quando a escola abrir essas turmas) e indiretamente aos alunos do ensino fundamental por meio da prática educativa, adaptada.

A escola também estará atenta a padrões educacionais de países de primeiro mundo, como Finlândia, Singapura e Japão.

“Não se trata somente de proporcionar aos nossos alunos uma saúde física, senão também uma saúde mental, mas, antes de tudo, uma saúde espiritual. Nosso foco é a educação integral do ser humano e temos, inclusive, uma alimentação balanceada por uma nutricionista”, observou o padre Fernando.

Segundo o sacerdote, a escola é uma extensão da família — e vice-versa. Por isso, o trabalho conjunto entre ambas será essencial para assegurar que os ensinamentos transmitidos no ambiente escolar continuem sendo vividos em casa e que os bons valores familiares sejam respeitados e aprimorados na escola.

Padre Fernando Rebouças é tenente-coronel capelão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e possui um extenso currículo eclesiástico e educacional, além de falar sete idiomas.

“A Administração do Tempo, a Programação Neurolinguística, a Inteligência Emocional, o coaching, técnicas de estudo, Comunicação Não Violenta (versão cristã), metodologia de ensino e aprendizagem de idiomas (que é uma temática por mim desenvolvida) são matérias que a gente vai ensinar ao longo dos anos”, detalhou o padre.

Ariane Faria, mãe da aluna Eloá, relatou estar muito satisfeita com a proposta confessional da escola e disse que a Via Cæli foi uma “resposta de Deus” para sua família. “A gente tem gostado muito dos posicionamentos e esperamos que a escola continue dando ensino de qualidade e essa formação virtuosa para as crianças”, compartilhou a funcionária pública.

O diretor administrativo da escola, João Felipe de Marco, explica que a Via Cæli adota a educação clássica, que, além de prezar pelos resultados acadêmicos, valoriza a educação moral e, por ser uma instituição católica, também cuidará do aspecto espiritual.

A escola seguirá sempre fielmente o Magistério da Igreja, o que garante que os alunos estarão preparados para a Primeira Eucaristia, sem a necessidade de uma catequese complementar nos fins de semana. A formação catequética faz parte da grade curricular e será contínua.

Ainda em 2025, estão previstas pelo menos outras seis formações para fortalecer o elo entre alunos, escola e família. “A família é o sustentáculo de tudo e aqui nós vamos defender veementemente os valores familiares”, afirmou o diretor João.

A Via Cæli está localizada na Avenida Vereda da Cruz e atende crianças a partir dos 6 meses de idade (sendo o ideal a partir dos 8 meses) até os 11 anos. A instituição oferece turmas desde o berçário 1 e 2, passando pela creche (pré-escola), pré 1, pré 2, 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com previsão de ampliação anual das séries.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Thalita, assassinada no Parque do Guará, teve partes de seu corpo encontradas na ETE de Brasília, e um dos algozes já ganhou semiliberdade

A sentença acelera o passo da liberdade ao autor de um dos crimes mais bárbaros do DF, entende a família, que já tem...

Detran-DF promove ações educativas e alcança mais de 3 mil pessoas no fim de semana

Atividades incluíram teatro, palestras, dinâmicas e orientações sobre segurança no trânsito Ygor Carvalho/Ascom Detran-DF O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu, entre a...

Fluminense: atuação horrível

Por Raimundo Ribeiro: No clássico contra o Vasco, o Fluminense começou com marcação alta, e o adversário não conseguia sair do próprio campo.Aos 2 minutos...

Corrida da Esperança colore a Esplanada e mobiliza Brasília em apoio a pacientes com câncer

Evento reuniu centenas de pessoas em um grande movimento de fé, solidariedade e amor, reforçando o poder do voluntariado  e da união em prol...

Festival da Alegria no Guará tem nova data: de 24 a 26 de outubro

Praça do Arerê receberá programação gratuita pensada para crianças e famílias A Praça do Arerê, na QE 40 do Guará, será tomada por cores, música...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido