20.5 C
Brasília

Projeto Voz Ativa transforma escolas públicas do DF em laboratórios de inovação e escuta ativa com uso de IA

Data:

Compartilhe:

Iniciativa do Instituto MultipliCidades com apoio do MCTI e da Secretaria de Educação do DF já alcança mais de 70 escolas, mapeando emoções, desigualdades e riscos à permanência escolar.

O Instituto MultipliCidades, organização da sociedade civil, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com apoio da Secretaria de Educação do Distrito Federal, lançou o projeto Voz Ativa — uma inovadora plataforma de escuta digital que utiliza inteligência artificial, jogos digitais e análise de dados para compreender e enfrentar os desafios emocionais e sociais vividos por estudantes da rede pública.

A proposta já está em andamento em mais de 70 escolas do DF e conta com investimento de R$ 5,4 milhões. Por meio de jogos digitais personalizados e anônimos, os alunos são convidados a expressar sentimentos, percepções e vivências sobre temas como saúde mental, violência, bullying, evasão escolar e desigualdades. Esses dados, organizados por meio de ferramentas tecnológicas de ponta, como análise com grafos e IA preditiva, ajudam a traçar o clima socioemocional das escolas, subsidiando políticas públicas mais humanas e eficazes.

“O Voz Ativa nasce para enfrentar um problema que já conhecemos bem: a lentidão, a baixa participação social e a pouca eficiência na produção de políticas públicas. Ao incorporar tecnologias como gamificação e inteligência artificial, queremos transformar esse processo em algo dinâmico, participativo e orientado por dados reais”, afirma Cristiane Pereira, presidente do Instituto MultipliCidades.

Tecnologia a serviço da escuta

Segundo Alysson Sanches, especialista do projeto e responsável pela tecnologia utilizada no projeto, o diferencial está na capacidade de transformar dados brutos em inteligência prática e preditiva. “Nossa inteligência artificial aprende com os padrões de resposta dos estudantes e propõe novas perguntas para aprofundar o mapeamento emocional. É um diário emocional gamificado que oferece ao educador uma fotografia real da turma”, explica.

Além de apoiar diretamente professores e gestores escolares, o projeto cria uma rede de apoio intersetorial, envolvendo saúde, assistência social e segurança pública. “Detectamos estudantes em risco de evasão antes que deixem a escola. Com isso, é possível acionar CRAS e CREAS preventivamente”, complementa Alysson.

Intersetorialidade e impacto social

Um dos especialistas, membro da equipe de desenvolvimento, destaca que o Voz Ativa é uma tecnologia social capaz de dialogar com as políticas de transformação digital. “Nosso objetivo é tornar a escola um verdadeiro termômetro da sociedade, onde dados sobre relações humanas e vulnerabilidades orientem políticas públicas mais éticas e eficazes.”

O projeto prevê ainda a produção de relatórios personalizados por escola, regional e turma — algo inédito na formulação de políticas públicas educacionais. A expectativa é que, ao fim do ciclo, os dados sistematizados sirvam como base para ações assertivas e direcionadas por parte do poder público.

Escalabilidade com respeito ao território

Com metodologia escalável e sensível às realidades locais, o Voz Ativa pretende ser expandido para outras regiões do Brasil, sempre com foco na escuta ativa e na promoção da permanência escolar. “Não é só uma tecnologia. É uma proposta de transformação da cultura educacional”, conclui Alysson.

Para mais informações, acesse:
 🔗 www.vozativabsb.com.br

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Lei estabelece diretrizes para a criação de Centros de Robótica nas escolas

A norma prevê a implementação e estruturação de espaços voltados ao letramento digital, à robótica e à utilização da IA como elemento didático Preparar os...

Serviço de recuperação asfáltica pode ser solicitado de forma 100% digital no DF

Programa Administração Regional 24 Horas reúne órgãos do GDF, reduz tempo de resposta e amplia transparência no atendimento à população Durante o período chuvoso, quando...

Rua de Lazer do Guará abre calendário de 2026 com programação gratuita para toda a família

Com o tema Férias, evento será realizado em 25 de janeiro, com atividades culturais, esportivas, ações de cidadania e serviços de saúde Com o tema...

Protetores de animais ganham segurança jurídica contra punições de condomínios no Distrito Federal

Lei 7.791/2025 garante o direito de cuidar de animais comunitários em condomínios e áreas próximas A Câmara Legislativa promulgou uma norma que dá segurança jurídica...

Carnaval 2026: Prorrogado prazo para recursos sobre resultado provisório do DF Folia 2026

Fase recursal dos blocos segue aberta até o sábado (24), às 14h A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) informa que o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido