20.5 C
Brasília

Ciência, tecnologia e educação para alavancar parceria Neoenergia SesiLab

Data:

Compartilhe:

O SESI Lab , a Neoenergia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inauguraram, nesta sexta-feira (28), o “Percurso da Energia”, composto por dez aparatos interativos, além de roteiros educativos com oficinas planejados para estudantes de todos os níveis de ensino da Educação Básica, com foco no uso eficiente da energia. A partir da segunda quinzena de agosto, visitas mediadas serão disponibilizadas a estudantes de escolas públicas e organizações sem fins lucrativos (ONGs). O transporte e o acesso ao museu, para o público-alvo, serão oferecidos de forma gratuita, mediante agendamento prévio. A iniciativa faz parte do programa de eficiência energética da distribuidora, regulado pela Aneel.

Um evento com personalidades que querem mudar a realidade educacional do pais

A nova modalidade de percurso visa beneficiar 14 mil estudantes e é resultado de acordo de cooperação técnica firmado entre as duas instituições para promover, no prazo de 24 meses, atividades educativas relacionadas à temática de eficiência energética. Os demais visitantes do SESI Lab também poderão utilizar os dez aparatos interativos instalados na galeria de longa duração Fenômenos no Mundo.

A cerimônia de lançamento do novo percurso contou com a presença do diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (SESI), Paulo Mól, do diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, do diretor de relações institucionais da Neoenergia, Joao Paulo Rodrigues, da superintendente de Eficiência Energética, Ana Christina Mascarenhas, do diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, entre outros representantes do Executivo local e federal.

“A parceria com a Neoenergia inaugura um importante passo para o SESI Lab: o de incorporarmos em nossas galerias experimentos que trazem a dimensão da ciência aplicada e auxiliam nosso público a compreender a relevância de tecnologias e temas tratados pela indústria na atualidade”, destaca Paulo Mól.

Na mesma ocasião também foi realizada visita prévia no percurso que será cumprido por milhares de alunos e beneficiários de instituições sociais. Dez aparatos farão parte do Percurso da Energia, entre eles: Gerador de Van Der Graaf, Bons e Maus Condutores, Bobina de Tesla e equipamentos que geram energia, entre outros.

“O ensino lúdico é o que torna essa parceria mais interessante. Dar a esses estudantes a oportunidade de conhecer o Sesi Lab, seus experimentos e poder ensinar sobre o uso racional de energia elétrica com segurança é fundamental para a Neoenergia. Nossa missão vai além de fornecer energia”, explica Ana Christina Mascarenhas.

Frederico Candian reforçou esse compromisso da Neoenergia Brasília. “Nós chegamos ao DF com o objetivo de, além de prestar um serviço de maior qualidade e segurança para a população, poder fazer um trabalho de desenvolvimento socioeconômico para a sociedade e transformar vidas”, analisou o diretor-presidente da Neoenergia. “Um projeto como esse, focado em educação para crianças, jovens e adultos nos enche de orgulho. Quem sabe lá fora, visitando o Percurso da Energia, não estejamos formando futuros engenheiros e eletricistas. É um prazer poder fazer esse investimento para o desenvolvimento do futuro do país”, finalizou o executivo.

Sandoval Feitosa enalteceu a parceria e o investimento em educação. “Se quisermos mudar o país de patamar, é preciso investir em educação. E nada melhor do que um projeto como esse, que foca no conhecimento de eficiência energética, para darmos um exemplo claro disso”, elogiou o diretor-geral da Aneel. “Essa parceria entre Neoenergia e SESI Lab é um gol de placa e espero que sirva de inspiração para todo o país”, completou.

Dinâmica do Percurso da Energia

Cada visita terá duração de aproximadamente 1h30, para um público com faixa etária a partir dos três anos de idade. As visitas educativas serão mediadas pela equipe de Educação do museu com roteiros customizados para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Serão agendados grupos de, no mínimo, 40 alunos em cada horário disponível. Cada grupo deve ser acompanhado por um adulto responsável para cada 20 estudantes.

Cada escola poderá agendar até quatro turmas por mês, a partir de ordem de inscrição, priorizando, mês a mês, escolas que ainda não tenham participado do Projeto Eficiência Energética – SESI Lab e Neoenergia.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Cadastro Mais Protetor vai mapear entidades e voluntários dedicados à proteção de cães e gatos

Objetivo da ação, que será lançada na segunda-feira (7), é consolidar uma base de dados confiável para fortalecer a articulação com quem está na...

CEB Ipes lança atendimento por WhatsApp para facilitar pedidos de manutenção dos cidadãos no DF

Novo canal permite registrar demandas de iluminação pública diretamente pelo celular, com mais agilidade e praticidade Agora ficou mais fácil acionar a CEB Ipes para...

Fluminense: vitória da alma tricolor

Por Raimundo Ribeiro: O Fluminense entrou em campo para enfrentar o poderoso Al Hilal que eliminou o Manchester City.Foi um primeiro tempo cauteloso, com os...

Edital da Terracap tem 4 lotes para concessão no Polo de Moda do Guará II

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) lançou o novo edital de licitação pública do Programa de Apoio ao ​Desenvolvimento do Distrito Federal...

Projeto Voz Ativa transforma escolas públicas do DF em laboratórios de inovação e escuta ativa com uso de IA

Iniciativa do Instituto MultipliCidades com apoio do MCTI e da Secretaria de Educação do DF já alcança mais de 70 escolas, mapeando emoções, desigualdades...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido